Moinhos de Vento estende serviço de telemedicina para hospital de Três Passos

Em continuidade a implantação do Programa de Telemedicina para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, anuncia que mais uma instituição passou a contar com o serviço de atendimento a pacientes com diagnóstico da doença através de telemedicina. O Hospital de Caridade de Três Passos passa a ser um dos quatro hospitais do Rio Grande do Sul a utilizar a tecnologia.

A Central de Teleneurologia de Porto Alegre funciona no Serviço de Emergência do Hospital Moinhos de Vento. Através de monitores e câmeras conectadas entre o Moinhos de Vento e as instituições credenciadas, médicos neurologistas realizam atendimentos via telemedicina 24 horas por dia, sete dias por semana. Desta forma, neurologistas tem acesso a exames e contato direto com a equipe e paciente no local, via videoconferência.

O serviço pioneiro na região Sul do Brasil foi viabilizado em 2014 através de uma parceria com o Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (CEANNE). Para Fernando Pisa, gestor de Telemedicina do CEANNE, a tecnologia já trouxe grandes resultados. “Em todas as unidades em que hoje existe a Telemedicina percebemos os resultados na redução de sequela e mortalidade de pacientes com AVC”, diz.

No Hospital de Caridade, o sistema será operacionalizado pela equipe de emergência. A partir de agora, a comunidade de Três Passos e da região já estará recebendo o atendimento via telemedicina. “Se um paciente chegar com suspeita de AVC já estará sendo atendido com o que há de melhor nesse tipo de serviço no mundo”, diz Fernando.

A chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e representante da Organização Mundial de AVC no Brasil, Sheila Martins ressalta que no caso de um AVC isquêmico (quando há o bloqueio de uma artéria no cérebro) cada segundo é valioso. “Sem o atendimento adequado, uma região maior do cérebro vai sofrendo com a falta da circulação de sangue, provocando sequelas que poderão ser permanentes e até levar à morte”, alerta, lembrando que o principal caminho para amenizar ou até evitar as sequelas é garantir o atendimento preciso e rápido.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários