quinta-feira, março 28, 2024
Home News Fleury realiza impressão 3D de biomodelos para planejamento cirúrgico

Fleury realiza impressão 3D de biomodelos para planejamento cirúrgico

por Redação
0 comentário

Reproduzir em 3D a anatomia de um tecido, órgão ou parte do corpo humano é rotina no Fleury Medicina e Saúde desde o final de 2017. Ao unir a inteligência médica no diagnóstico com a tecnologia de impressão 3D, o Fleury possibilitou que médicos solicitem, a partir de exames convencionais de tomografia computadorizada (TC), a impressão de biomodelos de partes do corpo em escala real, levando o planejamento cirúrgico a um novo patamar.

Um ortopedista, por exemplo, que precisa corrigir uma deformidade óssea por meio de cirurgia consegue treinar a estratégia da operação e ter uma melhor compreensão da anatomia da região com o biomodelo 3D em mãos. A peça é produzida a partir da informação anatômica extraída de uma Tomografia Computadorizada.

O serviço está disponível em todas as unidades que fazem da tomografia da marca Fleury Medicina e Saúde em São Paulo, sendo utilizado atualmente para o planejamento cirúrgico ortopédico e craniofacial. Para Bruno Aragão, radiologista do Fleury Medicina e Saúde, a impressão 3D atrelada ao exame de tomografia será cada vez mais usual para o estudo de cirurgias e tratamentos adequados, podendo ser aplicada também em diversas outras áreas da medicina, desde correção de doenças congênitas até o auxílio na remoção de tumores

“O planejamento cirúrgico personalizado é uma tendência global na medicina. Hoje os médicos entram no centro cirúrgico com um plano traçado do que será realizado. Foi-se o tempo que o médico decidia sobre o procedimento cirúrgico a ser adotado durante a operação,” diz  Aragão.

Além disso, de acordo com o especialista, a tecnologia possibilita maior precisão na escolha dos materiais a serem usados no procedimento cirúrgico, como próteses, placas e parafusos. “Com o biomodelo impresso, o médico pode verificar o tamanho e espessura ideais dos materiais, evitando desperdício de recursos, possíveis intercorrências e, ainda, reduzindo o tempo de cirurgia”, completa.

O Fleury Medicina e Saúde conta com inteligência médica preparada para extrair a informação anatômica correta para que o protótipo seja impresso de acordo com o pedido médico.

As indicações mais comuns de TC e biomodelo 3D são para o tratamento de:

*Escoliose grave;

*Planejamento de prótese de quadril (principalmente em casos de deformidades acetabulares e revisão de prótese);

*Osteotomias corretivas;

*Sequelas de fraturas;

*Deformidades de ossos longos;

*Oncologia ortopédica (planejamento de ressecções e tamanhos de endopróteses);

*Moldagem pré-operatória de placas;

Craniofacial:

*Cirurgias da mandíbula, maxila, face, órbita;

*Simulação de osteotomia;

*Moldagem pré-operatória de placas.

O biomodelo 3D após solicitação médica fica pronto em 12 dias.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside