News

Fleury realiza impressão 3D de biomodelos para planejamento cirúrgico

0

Reproduzir em 3D a anatomia de um tecido, órgão ou parte do corpo humano é rotina no Fleury Medicina e Saúde desde o final de 2017. Ao unir a inteligência médica no diagnóstico com a tecnologia de impressão 3D, o Fleury possibilitou que médicos solicitem, a partir de exames convencionais de tomografia computadorizada (TC), a impressão de biomodelos de partes do corpo em escala real, levando o planejamento cirúrgico a um novo patamar.

Um ortopedista, por exemplo, que precisa corrigir uma deformidade óssea por meio de cirurgia consegue treinar a estratégia da operação e ter uma melhor compreensão da anatomia da região com o biomodelo 3D em mãos. A peça é produzida a partir da informação anatômica extraída de uma Tomografia Computadorizada.

O serviço está disponível em todas as unidades que fazem da tomografia da marca Fleury Medicina e Saúde em São Paulo, sendo utilizado atualmente para o planejamento cirúrgico ortopédico e craniofacial. Para Bruno Aragão, radiologista do Fleury Medicina e Saúde, a impressão 3D atrelada ao exame de tomografia será cada vez mais usual para o estudo de cirurgias e tratamentos adequados, podendo ser aplicada também em diversas outras áreas da medicina, desde correção de doenças congênitas até o auxílio na remoção de tumores

“O planejamento cirúrgico personalizado é uma tendência global na medicina. Hoje os médicos entram no centro cirúrgico com um plano traçado do que será realizado. Foi-se o tempo que o médico decidia sobre o procedimento cirúrgico a ser adotado durante a operação,” diz  Aragão.

Além disso, de acordo com o especialista, a tecnologia possibilita maior precisão na escolha dos materiais a serem usados no procedimento cirúrgico, como próteses, placas e parafusos. “Com o biomodelo impresso, o médico pode verificar o tamanho e espessura ideais dos materiais, evitando desperdício de recursos, possíveis intercorrências e, ainda, reduzindo o tempo de cirurgia”, completa.

O Fleury Medicina e Saúde conta com inteligência médica preparada para extrair a informação anatômica correta para que o protótipo seja impresso de acordo com o pedido médico.

As indicações mais comuns de TC e biomodelo 3D são para o tratamento de:

*Escoliose grave;

*Planejamento de prótese de quadril (principalmente em casos de deformidades acetabulares e revisão de prótese);

*Osteotomias corretivas;

*Sequelas de fraturas;

*Deformidades de ossos longos;

*Oncologia ortopédica (planejamento de ressecções e tamanhos de endopróteses);

*Moldagem pré-operatória de placas;

Craniofacial:

*Cirurgias da mandíbula, maxila, face, órbita;

*Simulação de osteotomia;

*Moldagem pré-operatória de placas.

O biomodelo 3D após solicitação médica fica pronto em 12 dias.

Amazon compra farmácia on line PillPack para entrar no mercado de distribuição de medicamentos

Artigo anterior

Clínica Fares lança plataforma para capacitação de médicos

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News