Grupo São Cristóvão revoluciona gestão hospitalar com uso da tecnologia

A integração de tecnologias de ponta no setor health tem revolucionado a maneira de como os hospitais gerenciam suas operações e atendem seus pacientes. No Grupo São Cristóvão Saúde, a implantação de sistemas inovadores tem proporcionado ainda mais eficiência e segurança no processo governamental. Essas melhorias tecnológicas não só otimizam o funcionamento interno, como elevam, de forma expressiva, o atendimento oferecido, refletindo um compromisso contínuo com a assistência à saúde.

Dentre as diversas ações tecnológicas do São Cristóvão Saúde está a modernização do sistema de marcação de ponto, utilizando o reconhecimento facial para maior segurança de todos através de uma cerca virtual e antifraude, permitindo que os colaboradores recebam o comprovante por e-mail. Outro recurso inovador é a autorização eletrônica na rede credenciada, facilitado pela biometria facial. Esta plataforma elimina a necessidade de balcões de guias, aderindo ao conceito paperless, ou seja, redução do uso de papel, além de prevenir fraudes e monitorar, em tempo real, os status das autorizações para maior eficiência e controle.

Na parte assistencial e hoteleira, o gerenciamento de leitos também foi modernizado, aumentando a eficiência no giro e melhorando o controle do processo. A implementação de monitoramento online e a gestão eficiente das limpezas (terminal, concorrente e programada) garantem um ambiente mais seguro e higienizado. Além disso, o uso de SLAs (Acordos de Nível de Serviço) por tempo de processo assegura que todas as operações sejam realizadas dentro dos prazos estipulados.

De acordo com o Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura, a digitalização no âmbito da saúde é uma prioridade para o Grupo. “A implantação do RPA (Robotic Process Automation) permitiu a automatização de tarefas repetitivas (aumentando a eficiência operacional e minimizando erros humanos) e a redução de custos de operação, auxiliando os profissionais a focarem em tarefas de maior valor agregado, o que aumentou a produtividade em geral. Em três anos de uso, a automação atingiu 85%”. Já para maximizar os processos de intralogística, o Hospital implementou carrosséis e dispensários eletrônicos, incluindo tubos pneumáticos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), o que possibilitou o envio de medicamentos de forma muito mais ágil para diversos pontos do complexo hospitalar, incluindo Pronto-Socorros, UTIs e Internação, reduzindo em 80% o tempo de atendimento das solicitações realizadas.

Outro investimento realizado a favor dos beneficiários foi a ampliação dos canais digitais, através do APP São Cristóvão, atendente virtual (Cris), agendamento online e WhatsApp. Para o time assistencial, o Grupo desenvolveu o Portal Médico, facilitando o acesso às informações dos pacientes e melhorando a comunicação. Os serviços de tele atendimento e telemedicina também facilitaram a consulta ao paciente, contemplando desde o Pronto-Socorro até os Centros Ambulatoriais e Centro de Atenção Integral à Saúde.

O processo de recebimento de pagamentos também foi digitalizado, com a introdução do boleto digital e débito automático, trazendo mais rapidez e rastreabilidade, reduzindo as tarifas bancárias e estimando uma diminuição de 90% no volume de fraudes entre 2023 e 2024, quando comparado aos anos anteriores.

Além disso, a ação contribui para a sustentabilidade, reduzindo a impressão de boletos físicos. “A digitalização das informações assistenciais transformou o São Cristóvão Saúde e uma Instituição paperless, através da assinatura digital e avançada nos prontuários, sem a necessidade de impressão, resultando em uma economia extremament favorável e contribuindo, também, com o meio ambiente”, salientou a Diretora de Tecnologia e Inovação do Grupo, Patricia Hatae. Agora, a receita digital é enviada no momento da consulta via SMS ou WhatsApp, e as fichas pré-anestésica/ anestésic são digitais, fazendo o uso de tablets integrados ao sistema HIS (MV).

Ainda de acordo com Patricia, a inteligência de dados é outro diferencial, permitindo o mapeamento completo da carteira de beneficiários e a análise de informações clínicas para o desenvolvimento de planos de ação focados na prevenção de doenças. “A utilização de BI no Painel de Governança do CEO do Grupo São Cristóvão Saúde facilita a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas”, completa.

“A segurança da informação é a nossa preocupação constante, com aprimoramentos planejados para 2024, incluindo estudos de Inteligência Artificial (IA) na prática, reconhecimento por voz e IA generativa para transcrição, resumo, prescrição e atestados, em uma consulta médico-paciente. Ao adotarmos tais tecnologias inovadoras, reafirmamos o nosso compromisso com a excelência na assistência à saúde, proporcionando um atendimento mais ágil, seguro, eficiente e personalizado. Não podemos parar, precisamos estar sempre em movimento para manter nossos serviços prestados com total qualidade e excelência”, finalizou Ventura.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina