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Plataforma com IA automatiza 95% das autorizações em operadora de saúde

por Redação
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A Maida Health implementou uma solução baseada em inteligência artificial (IA) que automatizou 95,1% das autorizações de procedimentos de uma autogestão com 500 mil beneficiários. A plataforma, chamada “Ymir”, processou 9 milhões de solicitações no primeiro semestre de 2024, envolvendo exames, consultas, internações e outros procedimentos.

Dos pedidos processados, 90% (cerca de 8,1 milhões) foram autorizados automaticamente por atenderem às regras estabelecidas. Outros 4,8% foram recusados por erro ou inadequação, e apenas 4,9% exigiram avaliação da equipe técnica da operadora.

A tecnologia desenvolvida pela Maida Health interage diretamente com os bancos de dados da operadora, utilizando informações sobre o perfil dos beneficiários, coberturas previstas e regras de uso. A plataforma atua de forma autônoma, sem necessidade de intervenção da equipe de tecnologia para atualizações. A partir dessas informações, o sistema envia mensagens automáticas que indicam a autorização, negação, bloqueio ou necessidade de análise técnica para cada solicitação.

Leia também: Blockchain avança na saúde e promete mais controle ao paciente sobre seus dados 

“A intervenção humana ainda é essencial, principalmente quando há necessidade de avaliação de um pedido. Mas o ganho de agilidade e a possibilidade de melhorias automáticas, sem necessidade de intervenção do time de tecnologia da operadora, mostram que esse é um novo caminho para quem precisa ganhar eficiência no atendimento sem perder qualidade na prestação do serviço”, afirmou André Machado, CEO da Maida Health. Ele destaca ainda que o sistema mantém os protocolos técnicos e a medicina baseada em evidências, conferindo segurança ao processo.

De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os 51,4 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil realizaram mais de 1,7 bilhão de procedimentos em 2023. Em 2024, o número de beneficiários subiu para 52,2 milhões, aumentando o desafio das operadoras em manter agilidade e controle de custos nos processos de autorização.

A Maida Health atua com soluções em inteligência artificial voltadas para gestão de planos de saúde. A empresa integra o Ecossistema MV e oferece ferramentas de regulação, auditoria, contas médicas e teleconsulta inteligente, com apoio de tecnologias de reconhecimento facial e digital.

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