A Certificação Digital está presente em todos os setores que precisam garantir a autenticidade e a integridade de ações no meio eletrônico, seja por meio da assinatura de um documento, seja para o envio de uma obrigação fiscal. No setor da saúde, não é diferente. Tanto que, desde o dia 19 de julho, os laboratórios de análises clínicas devem utilizar o Certificado Digital como meio de assinatura de laudos eletrônicos.
E os benefícios vão além. O uso da Certificação Digital melhora a eficiência operacional, já que possibilita a migração de 100% dos processos físicos para o meio digital. O Hospital Regional de Cotia (HRC) e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), geridos pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo Seconci-SP, são exemplos de instituições que vivenciam esses benefícios na prática.
Em ambos houve a integração da tecnologia ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o que facilitou o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e aos prontuários e a troca de informações entre todos os profissionais dos hospitais. Com isso, foi possível reduzir a burocracia e agilizar o atendimento.
Outra vantagem do uso do Certificado Digital na área da saúde é a segurança, já que os processos no meio eletrônico são mais fáceis de serem administrados e rastreados. Com ele, é possível minimizar o risco de extravio de documentos e registros. Também é possível reduzir o risco de interpretação errônea de receitas manuscritas.
A sustentabilidade também é um benefício. Com o PEP integrado à Certificação Digital é totalmente eliminada a necessidade do uso do papel para a assinatura/autorização de um procedimento, por exemplo. Todas as etapas podem ser assinadas ou autorizadas no meio eletrônico, com validade jurídica, por meio da utilização da assinatura digital, que é gerada a partir do uso do Certificado.
Em 20 anos, o Certificado Digital nunca esteve tão presente em todos os setores econômicos como nos últimos tempos. Isso é o reflexo de como a utilização dele ajuda, e muito, o dia a dia dos profissionais e das empresas.
Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign e presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital).