ENEM e performance cognitiva: O Impacto estratégico do sono na retenção de conhecimento

Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, muitos estudantes enfrentam dificuldades com relação a ansiedade pela prova.  Em meio a tudo isso, as noites mal dormidas podem ser grandes vilãs nesse período decisivo.

De acordo com pesquisas recentes, o sono melhora a retenção e a recordação da memória entre 20%e 40%. Além disso, o impacto também pode ser a longo prazo, segundo Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia na UC Berkeley, exames de ressonância magnética indicam que as ondas cerebrais lentas do estágio 3 do sono (sono NREM profundo) “servem como um serviço de correio”, transportando memórias do hipocampo para outros locais de armazenamento mais permanentes.

“O sono é essencial para fortalecer a memória e restaurar o corpo e a mente. Na semana do ENEM, é ainda mais importante que os alunos estabeleçam uma rotina de repouso que ajude a reduzir o estresse e a manter a concentração, garantindo mais energia e clareza no momento de prestar o exame”, afirma Matias Burstien, CEO e fundador da marca de colchões e bem-estar SleepCalm.

Em um artigo publicado na Sleep Foundation, foi constatado como os problemas a curto prazo podem ser um verdadeiro pesadelo para os estudantes nessa fase, afetando a flexibilidade cognitiva, reduzindo a capacidade de se adaptar e prosperar em circunstâncias incertas ou mutáveis, prejudicar o julgamento, o aprendizado e o processamento.

Burstien recomenda 5 passos providenciais a serem tomados nesta situação:

1. Desligue-se das telas

Evite usar celulares, tablets e computadores pelo menos uma hora antes de dormir. A luz azul emitida por esses dispositivos inibe a produção de melatonina, prejudicando o ciclo do sono e dificultando o adormecer e o despertar. Prefira uma leitura ou outra atividade relaxante para ajudar o corpo a desacelerar.

2. Crie um ambiente propício para o descanso

Um espaço tranquilo e escuro, com temperatura agradável, auxilia o corpo a relaxar e facilita o sono. Considere ajustar a intensidade das luzes do seu quarto e opte por cortinas que bloqueiem a claridade. Um ambiente sem barulhos e interferências cria as condições ideais para o seu descanso.

3. Prefira refeições leves à noite

Alimentos pesados antes de dormir podem dificultar a digestão e atrapalhar o sono. Escolha refeições leves e evite comidas gordurosas e açucaradas, que podem causar picos de energia no momento em que o corpo deve relaxar.

4. Opte por bebidas relaxantes

Consumir bebidas quentes e sem cafeína, como um chá de camomila ou de erva-doce, pode relaxar e tornar o processo de adormecer mais tranquilo e rápido. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade, evitando acordar no meio da noite para ir ao banheiro.

5. Pratique técnicas de respiração para relaxar

Antes de dormir, experimente técnicas de respiração profunda, como inspirar lentamente pelo nariz, segurar o ar por alguns segundos e expirar pela boca. Esse exercício ajuda a reduzir a ansiedade e induz o corpo ao relaxamento.

Related posts

Diabetes deve afetar mais de 21,5 milhões de pessoas até 2030

Smart Fit aposta em inteligência conversacional para abertura de novos planos e reativação de matrículas

Cannabis é alternativa para tratamentos de ansiedade, depressão e burnout, afirma médica