Mercur lança muletas e acessórios inovadores para ampliar a autonomia de pessoas com mobilidade reduzida

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, aumentou recentemente a sua Categoria Mobilidade com o desenvolvimento de duas novas muletas. A Muleta Canadense, primeiro produto desta categoria a ser fabricado no Brasil, agora conta com mais dois modelos: a Articulada e a Dobrável. Os novos modelos atendem as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com um design ergonômico, distribuição do peso nos pontos de pressão, com apoio de mãos e antebraço que garantem conforto e segurança.

O objetivo das inovações é ampliar as habilidades funcionais e a autonomia das pessoas com deficiência que representam 18,6 milhões de pessoas no Brasil, ou seja 8,9% da população. Destas, 3,4% têm algum tipo de dificuldade de mobilidade, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) de 2022.

Bolsa PortaObjetos ParaMuletas

Ao cocriar e legitimar seus recursos, a Mercur busca conhecer, dialogar e manter um olhar atento às reais necessidades cotidianas das pessoas com mobilidade reduzida. Jéssica Paula, embaixadora da Mercur que reside em São Paulo, é paraplégica desde os 6 anos e usuária de muleta há 18, e contribuiu na legitimação dos novos recursos. “Sou uma pessoa muito ativa e a qualidade do recurso impacta rapidamente no meu corpo. Procuro dialogar com muitas pessoas com deficiência e por isso sei de muitas necessidades que envolvem o nosso dia a dia”, explica.

O modelo dobrável facilita o processo de guardar ou transportar quando não estiver em uso e pode ser ajustado conforme a altura de cada pessoa. “Eu adoro a versão dobrável. Dá a ideia de dinamismo, de desconstrução, de descontração. Além disso, ela é prática. Eu me movimento muito, entro em carro e avião, facilmente posso guardá-la na minha mochila”, conta a jornalista e influenciadora que já viajou para mais de 30 países.

O modelo articulado apresenta diferentes níveis de ajustes superiores e inferiores para maior adaptação com a braçadeira articulada que sustenta a muleta no antebraço. Em ambos os modelos a ponteira articulada oferece uma passada mais natural ao caminhar. “As ponteiras da Mercur são mais resistentes e amortecem bem o impacto. Eu pude sentir a diferença nos ombros, onde não sinto mais dores que sentia antes”, conta Jéssica Paula que ainda destaca que as ponteiras têm uma vida útil seis vezes maior que outros modelos do mercado.

Conforto, segurança e inovação em acessórios para muletas

Ao compreender as necessidades através de diálogos com os usuários, a empresa pôde desenvolver acessórios inovadores para muletas, que facilitam o dia a dia. Conheça agora:

Ponteira 7/8 Articulada: Proporciona mais estabilidade durante a caminhada com as Muletas Articulada e Dobrável por ter sua base ampliada, texturas antiderrapantes e um sistema de articulação possibilita a pessoa usuária um movimento natural do caminhar.

Alça de Braço: Dá sustentação da muleta no antebraço e segurança ao caminhar. “Como jornalista e viajante gosto muito de fotografar e a alça deixa as minhas mãos livres. Além disso, facilita abrir portas e servir-se em restaurante, por exemplo”, comenta Jéssica Paula. É ajustável e tem um sistema que libera a alça quando há esforço excessivo ou um movimento brusco, para evitar lesões em casos de queda.

Bolsa porta-objetos: Foi criada para auxiliar no transporte de pequenos objetos, como chaves, carteira e celular. Com dois compartilhamentos, é fácil de fixar e pode ser usada em qualquer modelo da linha de muletas da Mercur.

Os novos recursos foram criados para que as pessoas com dificuldades de equilíbrio e locomoção possam passear, caminhar em casa, ou fazer outras atividades que são desafiadoras. “Entendemos que a acessibilidade, com segurança e conforto, é essencial para que mais pessoas possam vivenciar a liberdade de estar em qualquer lugar”, comenta Caroline Wagner, Fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.

Related posts

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade

Oral Sin investe em tecnologia para potencializar gestão e experiência do paciente