quinta-feira, abril 18, 2024
Home News Hypera Pharma adquire portfólio da Takeda na América Latina por US$ 825 milhões

Hypera Pharma adquire portfólio da Takeda na América Latina por US$ 825 milhões

por Redação
0 comentário

A Hypera Pharma anunciou nesta manhã que chegou a acordo com a Takeda Pharmaceuticals International AG para adquirir o portfólio da farmacêutica japonesa de medicamentos de prescrição e isentos de prescrição (OTC) na América Latina, por um total de US$ 825 milhões.

Quando finalizada, essa transação, em conjunto com a aquisição de Buscopan, representará um movimento transformacional para a Hypera Pharma, que se tornará a maior empresa farmacêutica no Brasil, com demanda sell-out de R$ 5,8 bilhões, de acordo com o IQVIA. A companhia também deterá duas das três maiores marcas de medicamentos OTC, com market share de 20% no mercado de Consumer Health, tornando-se líder absoluta nesse segmento no país.

O portfólio que será adquirido da Takeda registrou receita líquida de cerca de R$ 900 milhões em 2019, sendo que o Brasil responde por 83% desse total, e o México, por 15%. Inclui produtos em áreas terapêuticas como cardiologia, diabetes, endocrinologia, gastroenterologia, sistema respiratório e clínica geral, além de marcas Top of Mind como Neosaldina, a terceira maior marca de medicamentos OTC no Brasil, logo atrás de Buscopan, a segunda maior nesse mercado, além de Dramin. Também inclui Nesina, que marca a entrada da companhia na categoria de diabetes, um dos segmentos de crescimento mais acelerado do mercado farmacêutico brasileiro.

A transação está alinhada com o já bem estabelecido foco estratégico da Hypera Pharma de aumentar sua participação de mercado investindo em Power Brands com alto potencial de crescimento. Após o fechamento da transação, a Hypera Pharma adicionará quatro novas Power Brands – marcas com faturamento anual acima de R$ 100 milhões – a seu portfólio, que passará a incluir 16 Power Brands no total. Essas são marcas líderes, muitas vezes sinônimos de suas categorias no Brasil, inspirando a confiança dos consumidores.

Tais marcas devem se beneficiar do foco e expertise da Hypera Pharma em vendas, marketing, e inovação no mercado de produtos farmacêuticos. Também terão suporte do time de merchandising da companhia, o maior do Brasil, com cerca de mil profissionais, com a maior cobertura de farmácias no país. O time da Hypera Pharma será expandido com cerca de 300 novos talentos na América Latina (200 dos quais no Brasil) que serão transferidos da Takeda no fechamento da operação.

Breno Oliveira, CEO da Hypera Pharma, comenta que “Quando concluída, a transação com a Takeda será a maior aquisição da história da Hypera Pharma. Estamos acelerando o crescimento da companhia e criando uma plataforma única e irreplicável, com sólida posição em segmentos estratégicos do mercado”.

A Hypera Pharma assegurou com bancos uma linha de financiamento firme e compromissada de R$ 3,5 bilhões para financiar a transação, que está sujeita a determinadas condições precedentes dispostas em contrato, incluindo a aprovação por órgãos antitruste, e também à aprovação em Assembleia Geral de Acionistas.

Sobre a Hypera Pharma

A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, está presente em três grandes segmentos do mercado farmacêutico nacional: Produtos de Prescrição (sob a marca Mantecorp Farmasa); Skin Care (com a linha de produtos Mantecorp Skin Care); Consumer Health (com marcas ícones de medicamentos isentos de prescrição e nutricionais como Benegrip, Coristina d, Engov, Vitasay 50+ e Zero-Cal); e Similares e Genéricos (com Neo Química).

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside