Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

Durante quatro meses, entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, a unidade móvel OdontoSesc esteve em operação na Vila de Baixio, oferecendo atendimentos gratuitos e ações educacionais às comunidades da região no litoral Norte da Bahia. Com foco na promoção da saúde bucal e na prevenção de doenças, a iniciativa atendeu centenas de pessoas e impactou diretamente milhares de moradores. A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Esplanada, o instituto VOAR e o Sesc, por meio da REDE DLIS.

Em uma carreta totalmente equipada, foram realizados 437 atendimentos iniciais e 372 tratamentos completos. Além disso, foram prestados 641 atendimentos de urgência, promovendo alívio imediato para diversas condições bucais. O compromisso com a saúde preventiva também se refletiu em ações educativas, alcançando 3.713 pessoas e distribuindo 3.713 kits de higiene oral.

Outros números reforçam ainda o impacto significativo da ação na Vila de Baixio e redondeza:

  • 11.960 procedimentos clínicos realizados;
  • 70 canais radiculares concluídos;
  • 11 clareamentos;
  • oito pinos de fibra de vidro instalados;
  • 420 radiografias realizadas;
  • 3.133 atividades educativas conduzidas com pacientes da unidade móvel, creches, escolas locais e colaboradores do parceiro Grupo Prima.

Segundo o diretor do Instituto Voar, Antonio Barretto Junior, a ação integra o programa de desenvolvimento social do Instituto VOAR. “Trazer a carreta OdontoSesc para Baixio foi muito importante para a população da região, pois não apenas proporcionou atendimentos imediatos, mas também contribuiu para um impacto duradouro na qualidade de vida das pessoas atendidas. Esta iniciativa é fundamental para garantir que a comunidade local tenha acesso a tratamentos odontológicos de qualidade, promovendo não apenas a saúde física, mas também a autoestima e o bem-estar de todos”, afirmou o executivo.

Instituto VOAR promove ações de desenvolvimento socioeconômico

Com ações sérias para Baixio ser um verdadeiro destino sustentável, o Grupo Prima criou em 2008 o Instituto VOAR, visando desenvolver a capacidade profissional dos habitantes da região, profissionalizar trabalhadores nativos e incentivar o comércio local.

VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. O instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua em Baixio e seu entorno com ações e projetos que têm beneficiado diretamente mais de 1.500 pessoas desde o início das atividades.

O Instituto VOAR lidera uma parceria de longo prazo com Fecomércio-BA; SEBRAE-BA; Sesc-BA; Senac-BA e a SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e suas instituições, oferecendo cursos profissionalizantes que já formaram mais de 800 pessoas. Somente em 2023, foram oferecidas mais de 250 vagas para as áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, empreendedorismo e construção civil.

Related posts

Grupo ICOM projeta R$ 300 milhões em 2025 com expansão estratégica

Como a conectividade de soluções tecnológicas ajuda a salvar vidas

Diagnóstico do Futuro: Perspectivas Futuras para a IA na Radiologia