Nos últimos meses, houve um aumento de quase 40% nas vendas de produtos irregulares da Novo Nordisk pela internet, nos mais de 140 países onde a empresa atua, a maior parte delas, relacionada a medicamentos injetáveis. Com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes, a companhia faz um alerta sobre pontos que devem ser levados em consideração ao adquirir seus medicamentos:
- Quaisquer produtos que não atendam às regras definidas pela Anvisa estão irregulares e, portanto, não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária. Podendo representar risco de dano e ameaça à saúde. (fonte: Site da Anvisa);
- Os medicamentos irregulares podem estar disponíveis em sites e canais não aprovados e licenciados pela Anvisa, que podem utilizar os nomes das marcas ou princípio ativo, podendo adotar aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
- A embalagem do medicamento irregular pode conter uma apresentação ou forma farmacêutica diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto ou princípio ativo;
- Os preços do medicamento irregular podem estar muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos devem seguir a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país).
A Novo Nordisk reforça que todos os seus medicamentos são vendidos e distribuídos exclusivamente em farmácias devidamente licenciadas, que cumprem com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale salientar também que todos os produtos da Novo Nordisk passam por um rigoroso controle de qualidade para garantir a eficácia das moléculas no tratamento de cada paciente. Isso significa que qualquer apresentação diferente das registradas pela Novo Nordisk na Anvisa, e vendida fora dos distribuidores oficiais, não tem eficácia nem segurança garantidas.
Em caso de dúvida sobre os medicamentos e pontos de vendas, os pacientes podem acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk pelo e-mail sac.br@novonordisk.com ou pelo telefone 0800-014-4488 (ligação gratuita). No site do Novo Dia, programa de suporte ao paciente da Novo Nordisk no Brasil, é possível também buscar as farmácias mais próximas do CEP informado, de acordo com o medicamento que o paciente necessita.