sexta-feira, março 29, 2024
Home News Programa do Google visa aumentar a eficácia do diagnóstico de câncer de pulmão

Programa do Google visa aumentar a eficácia do diagnóstico de câncer de pulmão

por Redação
0 comentário

Para pessoas com sintomas ainda em estágio inicial, o diagnóstico precoce de câncer de pulmão pode ser crucial para o sucesso do tratamento da doença. A maioria dos pacientes, no entanto, só descobre o problema em fases mais avançadas, pois os sinais podem ser silenciosos – principalmente em fumantes, já que apresentam sintomas semelhantes aos que eles estão acostumados durante a vida, como tosse, falta de ar e catarro.

“Em geral, a detecção do tumor é feita a partir de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, porém estes métodos podem ser considerados invasivos para aqueles que não têm câncer, além de existir a possibilidade de não detectarem todos os tumores”, explica a Dra. Denise Leite, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO), unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas.

Esse cenário, no entanto, pode mudar em breve. Um estudo recente realizado por cientistas da Universidade Northwestern em parceria com o Google, em Illinois, nos Estados Unidos, aponta uma esperança no aumento da eficácia do diagnóstico de câncer de pulmão. Pesquisadores treinaram uma ferramenta para detectar tumores em exames de tomografia computadorizada.

O algoritmo aprende pelo exemplo e os pesquisadores treinaram o sistema usando mais de 42 mil tomografias. Estes exames eram de pacientes cujos diagnósticos eram conhecidos; alguns já tinham câncer de pulmão, outros não, e alguns tinham nódulos que mais tarde se tornaram cancerosos. O algoritmo foi testado contra 6716 casos com diagnósticos conhecidos e foi encontrado 94% de precisão.

Se o trabalho for realizado em conjunto com os médicos, os resultados podem ser ainda mais eficazes. “O diagnóstico precoce do câncer possibilita um tratamento bem-sucedido, aumentando as perspectivas de vida do doente e uma tecnologia menos invasiva com certeza fará a diferença, especialmente aos pacientes fumantes ou ex-fumantes que precisam realizar exames com frequência”, explica a Dra. Denise Leite.

Sobre o CPO

Fundado há mais de três décadas pelos oncologistas clínicos Sergio Simon e Rene Gansl, o Centro Paulista de Oncologia CPO – Grupo Oncoclínicas, oferece cuidado integral e individualizado ao paciente oncológico. Com um corpo clínico com mais de 50 oncologistas e hematologistas e uma capacitada equipe multiprofissional com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e reflexologistas. Oferece consultas médicas oncológicas e hematológicas, aplicação ambulatorial de quimioterápicos, imunobiológicos e medicamentos de suporte, assistência multidisciplinar ambulatorial, além de um serviço de apoio telefônico aos pacientes 24 horas por dia e acompanhamento médico durante internações hospitalares.

O CPO possui a acreditação em nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Acreditação Canadense Diamante (Accreditation Canada), do Canadian Council on Health Services Accreditation, o que confere ao serviço os certificados de “excelência em gestão e assistência” e qualifica a instituição no exercício das melhores práticas da medicina de acordo com os padrões internacionais de avaliação. A instituição possui uma parceria internacional com o Dana Farber Institute / Harvard Cancer Center, que garante a possibilidade de intercâmbio de informações entre os especialistas brasileiros e americanos, bem como discussão de casos clínicos. Além disso, ainda, proporciona a educação médica continuada do corpo clínico do CPO, com aulas, intercâmbios e eventos com novidades em estudos e avanços no tratamento da doença. Atualmente o CPO possui duas unidades de atendimento em São Paulo, nos bairros de Higienópolis e Vila Olímpia.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

Fundado em 2010, é um dos maiores grupos especializados no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 11 estados brasileiros. Atualmente, conta com mais de 60 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 450 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes.

O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside