Startup de alinhadores ortodônticos transparentes projeta triplicar operação

Com o objetivo de democratizar o setor de ortodontia no Brasil, a Smilink, healthtech do setor odontológico, projeta um crescimento de 200% neste ano na comparação com o ano passado. Desde 2018, a startup, que faz parte do Straumann Group, transformou o sorriso milhares de pacientes por meio de seus alinhadores transparentes, que oferecem conforto e praticidade ao longo do tratamento.

Incorporando tecnologia própria em seus tratamentos, a Smilink é responsável pelo diagnóstico do paciente, o planejamento e acompanhamento do caso e a fabricação dos alinhadores. Com a utilização de tecnologia alemã de impressão 3D, os alinhadores transparentes são confeccionados na fábrica do grupo em Curitiba, no Paraná. O produto conta com recortes sob medida a fim de serem eficazes ao longo do tratamento.

“Nós importamos a tecnologia ClearQuartz, um material multicamada de última geração e de uso exclusivo para a produção de alinhadores desenvolvido pelo grupo e fabricado nos Estados Unidos, que tem como principais características mais conforto, maior eficiência nas movimentações dentárias e eficiência ao longo do tratamento”, argumenta Marcos Boysen, CEO e fundador da Smilink.

O empreendedor comenta que ao longo de toda a jornada, a tecnologia se faz presente na rotina do paciente desde a primeira consulta, onde uma pessoa do time de especialistas da Smilink explica via videoconferência como as possibilidades de tratamento e como a tecnologia será utilizada no decorrer do processo. Após esta, entram outras duas etapas fundamentais no tratamento.

Na primeira consulta presencial a Smilink utiliza um scanner proprietário, que faz um mapeamento detalhado da boca do paciente com o registro de 6 mil imagens por segundo. Entendendo a realidade do caso do paciente, se inicia o planejamento do tratamento, no qual a experiência global do grupo de ter já planejado milhares de casos junto com o software de planejamento proprietário garantem excelência no tratamento.

Os alinhadores transparentes são uma evolução em termos de precisão e da praticidade para os pacientes nos tratamentos ortodônticos e, com a retomada gradual das atividades presenciais, se espera uma demanda maior pelo serviço. “Esperamos um crescimento de toda a categoria em 40% neste ano. Para isso, aumentamos nossa equipe de funcionários em 70% e investimos em ativos chave como nosso centro de treinamento de ‘melhoria contínua’ em São Paulo”, comenta Boysen. “Várias empresas líderes do mercado estão fechando parcerias com a Smilink com benefícios para seus funcionários o que reflete o crescimento do interesse na categoria.”

Fundada por Boysen, a Smilink foi adquirida em agosto de 2021 pelo Straumann Group, empresa suíça líder global em odontologia estética. Com mais de 7.500 funcionários em todo o mundo, a companhia desenvolve, fabrica e fornece implantes dentários, instrumentos, biomateriais, próteses CADCAM, equipamento digital, software e alinhadores transparentes para aplicações na odontologia de substituição, restauração e prevenção.

Segundo Pablo Inones, COO da Smilink, os aportes financeiros e técnicos do grupo são a chave para desenvolver e expandir ainda mais a startup no mercado com um fluxo de trabalho digital, profissionais credenciados e materiais de qualidade para o tratamento em cada etapa. “Ao invés de excluir o dentista, o modelo os incorpora para garantir que todo paciente receba um acompanhamento clínico adequado por meio de nossa equipe de dentistas parceiros por todo país, que são treinados e licenciados para realizar os tratamentos em ortodôntia”, comenta.

O executivo completa que além da capacidade técnica proporcionada pela startup, a expertise global do Straumann Group é um dos grandes trunfos para o sucesso dos negócios no país. “O grupo tem presença em 10 países da Europa, onde somos líderes neste tipo de tratamentos de alinhadores transparentes direto ao consumidor e estamos revolucionando a categoria no Brasil. A estimativa é que em julho deste ano, mais de 100 clínicas façam parte da nossa rede de dentistas parceiros”, finaliza Inones. 

Related posts

Acessibilidade e segurança: interação de pessoas com deficiência visual com a tecnologia de biometria facial

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica

Güntner abre frente para atender indústria farmacêutica