O Hospital São Paulo, vinculado à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e à Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ampliou a oferta do serviço de Radioterapia, por meio da aquisição de um novo acelerador linear que irá fortalecer o serviço com cerca de 1.540 sessões de radioterapia realizadas ao mês. O equipamento vai atender a demanda de pacientes acompanhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na unidade, além de casos encaminhados de outros hospitais pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).
A estimativa é que, com a ampliação do parque tecnológico de oncologia, agora com dois equipamentos do tipo, sejam atendidas cerca de 130 pessoas mensalmente para tratamento na unidade. O número representa um aumento de 160% na oferta, tendo em vista que, anteriormente, 50 pessoas eram recebidas ao mês para tratamento contra o câncer no estabelecimento.
“O novo aparelho possui duas energias que permitem tratar de forma mais homogênea tumores profundos, dispõe de feixe elétrons que faz o tratamento de lesões de pele e tumores superficiais, entre outras tecnologias que trarão muitos benefícios aos pacientes acompanhados”, esclarece o chefe do setor de Radioterapia, Dr. Rodrigo Dias.
O acelerador linear adquirido é o Varian Clinac CX, que realiza as sessões com mais agilidade e eficiência, pois é um modelo moderno. Os responsáveis pelo setor de oncologia estimam que os pacientes tenham tratamentos mais eficazes após iniciarem as sessões com o novo equipamento, que é efetivo para combater células cancerígenas, a depender do tipo e grau do câncer tratado. Foram investidos R$ 3,2 milhões pelo Ministério da Saúde para a aquisição do aparelho.