Consultório de telemedicina é inaugurado no município de Anajás, no Marajó

Localizado no centro da ilha do Marajó, Anajás é um município que enfrenta diversos desafios de logística, infraestrutura e de acesso aos direitos básicos. Sem médico especialista fixo na cidade, as mulheres precisavam se deslocar para a capital do estado para se consultar ou aguardar idas esporádicas de ginecologistas a Anajás. Agora, com a telemedicina, essa realidade está prestes a mudar. O serviço oferece consultas gratuitas com uma médica ginecologista e obstetra de confiança, a distância.

A telemedicina é uma das ações do projeto “Saúde das Manas”, uma parceria entre o Fundo de População da ONU (UNFPA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PA). O atendimento em Anajás começará a funcionar em breve na Secretaria de Saúde do município, localizada na Av. Floriano Peixoto, S/N, Centro, ao lado dos Correios.

A iniciativa tem o objetivo de garantir que os serviços de saúde reprodutiva continuem sendo realizados mesmo durante a pandemia do Covid-19, proporcionando atendimento médico de qualidade e com a segurança de não precisar sair do próprio município.

Os equipamentos foram doados pelo Fundo de População da ONU e, em contrapartida, o Cosems/PA contratou duas médicas e garantiu a internet banda larga para realizar as teleconsultas. Já a Prefeitura do município tem o papel de fornecer a estrutura das salas de telemedicina, com mesa, cadeiras e profissionais para apoiar a ação.

Além da ginecologia e obstetrícia, a  Telemedicina também vai oferecer atendimentos nas especialidades de cardiologia, neuropediatria, neurologia, endocrinologia, alergologia, psiquiatria, pediatria, urologia, pneumologia, gastroenterologia e dermatologia.

Telemedicina  

O Saúde das Manas já levou a Telemedicina também para Afuá, Bagre, Breves e Melgaço. Em breve, chegará em Santa Cruz do Arari. A expectativa é atender mais de 80 mil mulheres em idade fértil residentes no arquipélago do Marajó.

Para ampliar a rede de atendimento para outros municípios do Marajó, o Cosems decidiu adquirir equipamentos de TV, Notebooks e acessórios e montou também salas de telemedicina nos municípios de Cachoeira do Arari, Muaná e Soure. Em breve, a ação também será ampliada para os demais municípios do Marajó.

Saúde das Manas

Além da Telemedicina, o projeto Saúde das Manas atua com outras ações, que no total somam um investimento do UNFPA de cerca de US$ 300 mil dólares. Foram doados Kits Dignidade (contendo produtos de higiene pessoal) para as mulheres residentes nos municípios impactados pelo projeto, tablets para apoiar o trabalho dos coordenadores e coordenadoras da Atenção Básica, bicicletas para facilitar a locomoção de Agentes Comunitários de Saúde e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde que estão na ponta do sistema básico de saúde destas localidades.

Ainda este ano, o Fundo de População da ONU doará camisinhas, contraceptivos injetáveis e pílulas de emergência para os municípios. O processo já está em andamento e a primeira remessa dos insumos está prevista para chegar em meados de setembro. Todos os insumos são pré-qualificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários