Hospital Márcio Cunha conquista prêmio destaque da acreditação ONA

Na noite da última quinta-feira (28), o Hospital Márcio Cunha (HMC), unidade gerida pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), brilhou em São Paulo ao ser agraciado com o cobiçado Prêmio Destaque da Acreditação ONA, em cerimônia realizada na Casa Bisutti, durante a celebração dos 25 anos da atuação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na promoção da segurança na saúde primária no Brasil. A honraria recebida pelo HMC foi concedida às instituições de saúde que alcançaram mais de 15 anos de acreditação ininterruptas pela ONA, demonstrando um compromisso inabalável com a qualidade, segurança e excelência nos serviços hospitalares.  

O evento reuniu diretores de hospitais, autoridades e convidados de todo o Brasil. O diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim, esteve presente na solenidade. “Ser certificado pela ONA como Hospital de excelência é motivo de orgulho e muita satisfação para todos nós da Fundação, em especial para o Hospital Márcio Cunha, que foi o primeiro Hospital a alcançar o nível de excelência na ONA, o nível 3. É um orgulho para todo o Vale do Aço e para o Estado de Minas, nesses mais de 20 anos certificados. Para nós, é um orgulho imenso ter a acreditação da ONA e ser o primeiro hospital de nível de excelência”, destacou Flaviano Feu Ventorim.  

Flaviano destacou, ainda, que a conquista só foi possível graças ao envolvimento e comprometimento de todos os setores do Fundação. “A certificação é um processo que envolve todos os setores dentro do hospital, passando pela assistência, backoffice, infraestrutura, lavanderia, limpeza e apoio. Esse processo de acreditação foi possível pois tivemos o envolvimento de todos. A certificação de excelência da ONA é um processo que envolve todas as pessoas, e o Hospital tem essa integração de todas as áreas. O certificado de excelência reforça todos estão trabalhando junto, remando para o mesmo lado. Por isso, tenho que agradecer a todos os funcionários do hospital”, agradeceu o diretor-presidente.

O HMC é o único hospital do leste de Minas Gerais a receber o prêmio e integra o seleto grupo de 74 instituições reconhecidas no Brasil. Destes, 63 possuem a acreditação de nível 3, o mais alto da ONA, que atesta excelência em gestão, segurança e qualidade assistencial, seis possuem o nível 2, e um o nível 1.  

A trajetória do Hospital Márcio Cunha com a ONA começou em 2003, quando, de forma pioneira, conquistou, na primeira avaliação o nível 3, um feito inédito no Brasil. Desde então, o hospital passou por rigorosos processos de recertificação e auditorias anuais, mantendo-se como referência para instituições que buscam a acreditação.  

Durante uma coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (27), o presidente da ONA, Fábio Gastal, relembrou a conquista do Hospital Márcio Cunha, em 2003, sendo o primeiro Hospital do Brasil com a acreditação ONA nível de Excelência. “Eu tive a honra de acompanhar, como superintendente da ONA, na época, a primeira avaliação do Hospital Márcio Cunha. O trabalho que é feito pela Fundação São Francisco Xavier e pelo Hospital Márcio Cunha na região de Ipatinga é exemplar. O HMC é uma das organizações que estão sendo reconhecidas por mais de 15 anos de acreditação da ONA. O Hospital é uma referência no SUS de Minas Gerais e é uma referência nacional, por conta do compromisso com o SUS e do trabalho que é feito pela equipe da FSFX. Ipatinga é uma cidade como exemplo de medicina de alta qualidade, graças ao trabalho realizado pela FSFX, nos seus mais de 50 anos com o Hospital Márcio Cunha”, ressaltou Gastal.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários