quinta-feira, abril 25, 2024
Home Inovação Hospital Moinhos de Vento realiza procedimentos urológicos com uso inédito de realidade mista

Hospital Moinhos de Vento realiza procedimentos urológicos com uso inédito de realidade mista

por Redação
0 comentário

O uso de novas tecnologias faz parte do dia a dia da vida de todas as pessoas. Na área da saúde, essas transformações também já vêm ocorrendo, de forma extremamente significativa para os resultados clínicos, com a cirurgia robótica. O Hospital Moinhos de Vento já contabiliza sete procedimentos urológicos de reconstrução de tumores renais, usando de forma inédita no mundo a realidade mista, por meio do software Brainlab Elements e visualização com os óculos Magic Leap 1. 

A tecnologia utiliza a sala de cirurgia para criar uma visualização virtual, possibilitando que a escala dos dados não seja limitada pelo tamanho da tela. O espaço é digitalizado para a computação espacial, que envolve a cooperação de diversas tecnologias de alto padrão. Dessa maneira, é possível explorar a anatomia específica de cada paciente, usando imagens 3D realistas para se ter acesso a novas formas de visualizações. Assim, são permitidas projeções holográficas, com as imagens em diferentes tamanhos, utilizando o óculos virtual durante o momento da cirurgia. 

Segundo o urologista e líder do Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento, André Berger, todos os procedimentos foram realizados com sucesso, sem nenhuma complicação. Ele também destaca que não foi necessária a reversão para uma cirurgia aberta ou radical, com a retirada de todo o órgão — e que todos os pacientes passam bem. 

Berger ressalta ainda que o uso pela primeira vez no mundo desse software em uma cirurgia de rim vai ao encontro do objetivo do Hospital de ser referência em cirurgia robótica, com o uso de novas tecnologias e trabalhos pioneiros que possibilitem avançar a Urologia e a Medicina. “Essa técnica faz com que consigamos planejar e executar melhor a cirurgia, retirando apenas o tumor e preservando o rim e suas funções para dar mais longevidade e qualidade de vida aos pacientes. A expectativa é que sempre possamos ter uma melhor qualidade das imagens, que garantem segurança, e a possibilidade de estudarmos melhor os tumores antes da retirada”, garantiu. 

O projeto de realidade Mista para Nefrectomia Parcial foi batizado de Realitatem, sendo desenvolvido no Hospital Moinhos de Vento e contando com a participação de uma equipe extensa de urologistas, anestesistas, radiologistas e engenheiros. 

Segundo Dorival Duarte, urologista responsável pelo projeto Realitatem, a tecnologia deve ter um papel fundamental para o melhor desfecho cirúrgico dos pacientes submetidos à Nefrectomia Parcial Robótica. “A compreensão tridimensional de cada vaso arterial e venoso, assim como a relação do rim e o tumor específico de cada paciente, funcionam como um mapa seguro no planejamento fidedigno da cirurgia renal robótica”, destacou. O projeto consiste também na tese de mestrado do head da pesquisa. 

Além de André Berger e Dorival Duarte, também participaram dos procedimentos os cirurgiões Artur Paludo, Mauro Weiss e Milton Berger; os anestesistas Lucas Becker e Ildo Meyer; e os engenheiros Andrey Kowalski e Eric Santos. Colaboram também com a Realitatem os urologistas Eduardo Carvalhal e Gustavo Schroeder. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside