Luft Healthcare adota IA para aprimorar bem-estar do colaborador

A Luft Healthcare, empresa referência em logística voltada à saúde, desenvolveu em parceria com a startup HSPW a plataforma Luft+Saúde, uma iniciativa inovadora que surgiu durante a pandemia e continua em prática para monitorar a saúde integral de seus colaboradores. Com foco em saúde mental, física, financeira e aspectos culturais, a solução visa promover o bem-estar dos funcionários, adaptando a empresa às suas necessidades.

Originalmente projetada para que os colaboradores pudessem relatar diariamente seus sintomas e condições de saúde, a Luft+Saúde evoluiu para se tornar uma ferramenta essencial na promoção e monitoramento de um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo. Entre suas principais funcionalidades, destacam-se:

Saúde mental: A plataforma oferece acolhimento psicológico por meio de psicólogos da equipe HSPW, criando um espaço seguro para que colaboradores compartilhem suas dificuldades e reconheçam que nem sempre estão bem. O serviço é inclusivo e acessível e o colaborador tem acesso ilimitado.

Prevenção de crises:  A HSPW utiliza Inteligência Artificial para oferecer acesso a informações sobre saúde, facilitar o autoconhecimento dos colaboradores e promover o registro contínuo de dados sobre a saúde integral de cada indivíduo, permitindo prever situações individuais e coletivas que possam representar riscos para a empresa.

Apoio à saúde física e nutricional: Além do suporte psicológico, a plataforma também fornece orientações nutricionais e financeiras, contribuindo para uma visão holística da saúde do colaborador.

Cultura e clima organizacional: A Luft+Saúde realiza mapeamentos do clima da empresa, garantindo que as ações propostas sejam assertivas e alinhadas às necessidades dos colaboradores.

Adequação do ambiente de trabalho: A solução funciona como uma grande ferramenta de comunicação, possibilitando que os colaboradores indiquem seus desejos e desafios para a empresa e que os gestores tomem decisões embasadas em dados. Por exemplo, a expansão do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para além do que é exigido legalmente foi feita após solicitação dos colaboradores na plataforma, assim como a expansão das opções de salada nos refeitórios.

A plataforma é acessível a todos os colaboradores pelo celular ou apenas pelo Whatsapp e pode ser estendida a familiares. Toda a comunicação com o colaborador é realizada por pessoas, um serviço de pessoas apaixonadas por pessoas e que estão ali para ajuda-las, no que elas estiverem precisando. Para incentivar o uso contínuo, foram implementadas estratégias de gamificação, permitindo que os usuários acumulem pontos a cada interação, os quais podem ser trocados por prêmios mensais. O app também conta com um botão de emergência, em que os usuários podem pedir ajuda a qualquer hora do dia ou local.

Nos últimos dois meses, a Luft+Saúde registrou cerca de 6 mil interações entre 1.000 colaboradores, refletindo um engajamento significativo que resultou em melhorias diretas no ambiente de trabalho, como a implementação de ginástica laboral e ajustes nos benefícios, todos baseados em sugestões dos próprios colaboradores.

Os resultados têm sido promissores. “A Luft Healthcare conseguiu detectar casos de possíveis problemas de saúde mental e física, permitindo que os colaboradores fossem encaminhados para o tratamento mais adequado. Além disso, houve uma redução no turnover, com um aumento no número de colaboradores com mais de seis anos de casa”, comenta Felipe Selistre, CEO da Luft Healthcare.

O Luft+Saúde representa um avanço significativo nas práticas de Recursos Humanos, criando um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. “Essa abordagem não apenas melhora a qualidade de vida dos colaboradores, mas também fortalece os laços entre a empresa e seus funcionários, promovendo um clima organizacional positivo e engajado”, conclui.

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