Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital para profissionais de saúde

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) anuncia lançamento do um canal na internet com acesso gratuito para profissionais de saúde. Criada em 2015, a organização é parte de uma iniciativa liderada por oncologistas que compõem o corpo clínico do Grupo Oncoclínicas em todo o Brasil com a missão de gerar, disseminar e integrar o conhecimento para o tratamento do câncer.

A partir de iniciativas como simpósios e grupos de discussão de casos, o Instituto Oncoclínicas promove o fomento ao ensino continuado, pesquisa e formação profissional especializada.

A proposta do novo site é ser um espaço totalmente colaborativo, aberto para que profissionais de saúde contribuam para o desenvolvimento de um ecossistema para troca contínua de conhecimento, contemplando conteúdos diversos que contribuem para a disseminação de informações de qualidade, seja por meio de artigos, estudos, pesquisas ou discussões. “Este é um passo adiante na transmissão do conhecimento e da informação entre os profissionais envolvidos no tratamento oncológico. E uma conquista importante para todos nós que nos dedicamos e trabalhamos no combate ao câncer”, comenta o Dr. Raphael Brandão, coordenador científico do Grupo Oncoclínicas.

Entre os principais atrativos da plataforma digital está o PACTO – Padrão Assistencial de Conduta no Tratamento Oncológico, que engloba o que existe de mais atual no mundo em práticas e condutas nos segmentos de Oncologia Clínica, Radio-Oncologia e Farmaco-Oncologia. Pautado por estudos científicos, informações práticas e normas de órgãos regulatórios, o PACTO funciona como uma verdadeira biblioteca virtual que uniformiza e integra dados para consulta de especialistas, facilitando as tomadas de decisões terapêuticas.

Há ainda a área Academia Instituto Oncoclínicas, um programa completo de ensino à distância (EAD), que inicialmente terá mais de 120 aulas disponíveis, entre as quais as especialidades câncer de mama, oncologia torácica, tumores do trato gastrointestinal, tumores do trato geniturinário, melanoma e sarcoma, cabeça e pescoço, neuro-oncologia, onco-hematologia, oncogenética e cuidados paliativos. Os interessados poderão ainda acompanhar os chamados Tumor Boards, realizados por oncologistas do Grupo Oncoclínicas e do Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Cancer Center, uma série de debates por vídeo conferência entre especialistas dos dois centros de referência para troca de informação sobre casos clínicos de alta complexidade. Além disso, a página online realizará trasmissões ao vivo de eventos de grande relevância no cenário mundial da oncologia.

“A partir dessas diferentes iniciativas disponibilizadas no meio digital, o Instituto Oncoclínicas passa a oferecer acesso ao que há de mais avançado para o tratamento do câncer, com a garantia de uma curadoria editorial feita por médicos para médicos”, explica o Dr. Raphael.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários