A importância do SEO para clínicas e laboratórios na era digital

O aumento nas buscas por médicos na internet tem feito com que empresas do setor de saúde apostem em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar sua presença on-line e reduzir os custos de aquisição de clientes.

Segundo levantamento da WE Marketing Médico, as pesquisas feitas nos mecanismos de busca cresceram, em média, 50% nos últimos anos. Já os dados da pesquisa do Datafolha mostram que 47% das pessoas tiram dúvidas sobre preocupações de saúde no Google. As informações são referentes a sintomas e doenças.

Nesse contexto, saber o que é SEO e como o trabalho de otimização de sites e blogs pode aumentar o tráfego orgânico, é importante para as empresas e os profissionais de saúde se destacarem em um ambiente cada vez mais competitivo e digitalizado.

As pesquisas revelam uma população cada vez mais conectada, com demandas específicas para o mercado de saúde e novas soluções que respondam ao novo comportamento. Por isso, estratégias de marketing digital, como SEO backlinks, criação de conteúdo útil e uso de palavras-chave relacionadas ao setor podem ajudar a atrair pessoas interessadas em encontrar especialistas qualificados.

Recorrer a uma agência de link building no Brasil pode ajudar as empresas de saúde a encontrarem as estratégias adequadas para o seu nicho e aumentar o  potencial de visibilidade e alcance on-line.

Por meio de ações de link building, estratégia de conteúdo e construção de autoridade é possível melhorar o ranqueamento de sites de clínicas, laboratórios e profissionais nos mecanismos de buscas, como o Google e o Bing.

Conteúdo, distribuição e mensuração de resultados

A líder de Relacionamentos e Novos Negócios da Experta, Flávia Crizanto, afirma que pautas e conteúdos de qualidade são ferramentas importantes para ganhar links de forma natural e aumentar a autoridade de uma página ou site na web. No entanto, ela destaca que o trabalho deve ter início com uma avaliação da estrutura interna do site a fim de que ele seja facilmente rastreado pelos buscadores.

Por meio da análise de métricas, são desenvolvidos conteúdos e identificados portais para a geração de backlinks de qualidade. Como as ações de SEO são de longo prazo, é possível construir uma base para que, ao longo do tempo, haja crescimento contínuo de tráfego orgânico.

A especialista explica que as etapas do processo para conquistar backlinks começa na pesquisa de palavras-chave, pois, quando esse levantamento é feito com base em fatores como volume de busca, competitividade e concorrência, pode mudar a direção dos resultados. Na sequência, a produção de conteúdo otimizado para SEO é colocada em prática.

A distribuição estratégica vem logo em seguida, com a obtenção de links por meio de divulgação consistente e direcionada em sites relevantes no segmento. Depois que o conteúdo é distribuído, os profissionais de SEO mensuram o desempenho do trabalho para visualizar os resultados.

SEO médico deve seguir regulamentações do setor de saúde

No caso do SEO para o setor de saúde, portais especializados ressaltam que é preciso estar atento às especificidades da área. Por ser um mercado altamente regulamentado, as estratégias de otimização para mecanismos de busca devem considerar normas específicas, como a Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA).

Para melhorar a presença on-line e reduzir os custos de aquisição de clientes, as organizações de saúde podem reivindicar e otimizar listagens locais, como Google Business Profile e Bing Places, que oferecem aos usuários um espaço para saber mais sobre o centro de saúde ou clínica sobre a qual estão pesquisando.

Como parte do trabalho do SEO médico, além de segmentar as palavras-chave amplas e de cauda curta, como “clínica perto de mim”, o recomendado é escolher também termos mais focadas e de cauda longa, como “clínica dermatológica em São Paulo”. A segunda opção demonstra uma intenção mais definida, que pode ser parâmetro para mostrar aos buscadores a relevância da palavra-chave para a empresa.

Ahrefs, Semrush e Keywords Everywhere são exemplos de ferramentas de pesquisa de palavras-chave que ajudam a descobrir as mais adequadas e a avaliar a relevância de cada termo.

Além disso, o conteúdo do site deve ser útil e de qualidade, seguindo os padrões de Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade (EEAT) do Google. A experiência da página e a segurança do site, com HTTPS, também são aspectos considerados para uma boa classificação nos mecanismos de busca.

Outra ação necessária, conforme os especialistas em SEO, é simplificar a arquitetura do site para facilitar a navegação dos usuários e melhorar a interpretação dos buscadores acerca da relevância e da relação entre as páginas.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários