Com investimentos em inovação e tecnologia, Hospital Edmundo Vasconcelos completa 75 anos

O Hospital Edmundo Vasconcelos localizado ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo, completa 75 anos e se destaca como um dos principais hospitais do país ao oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes com os melhores cuidados de saúde e investindo em diversas práticas de inovação na saúde.

A instituição tem realizado grandes investimentos em sua estrutura e corpo médico para implantar inovações e tecnologias em seus procedimentos e processos internos. Uma das principais, implantadas em 2023, foi o robô Da Vinci Xi, a quarta geração da tecnologia de cirurgias robóticas, que são menos invasivas e são benéficos para pacientes, médicos e profissionais de saúde. Em menos de um ano, mais de 100 procedimentos já foram realizados.

“O Hospital Edmundo de Vasconcelos alcança um alto patamar na medicina robótica, destacando-se em um seleto grupo de hospitais no Brasil com essa tecnologia. Seus benefícios exclusivos e precisão incomparável têm revolucionado nossos procedimentos cirúrgicos, proporcionando aos pacientes uma experiência de cuidado de saúde excepcional e resultados extraordinários”, afirmou o diretor do hospital, Dario A. Ferreira Neto.

A implantação do robô incluiu diversos processos multidisciplinares compostos por treinamentos com profissionais especializados e técnicos, capacitações e workshops, além da adaptação de toda a infraestrutura do hospital para receber a tecnologia.

Os novos aparelhos reforçam a estrutura de ponta presente no centro cirúrgico, com centro de diagnóstico e terapêutica, leitos de recuperação anestésica com visão completa dos pacientes, salas dedicadas a endoscopias, colonoscopias e outros procedimentos menores, dez salas cirúrgicas com capacidade para realizar procedimentos de diferentes complexidades, sendo duas delas para cirurgias robóticas que oferecem a assistência completa aos pacientes.

Os investimentos em tecnologia têm sidos constantes e têm integrado toda a estrutura interna do hospital. É o caso do sistema ERP MV que oferece uma gestão hospitalar com organização das informações e integração mais eficiente dos processos assistenciais e administrativos. Além disso, outras tecnologias como a infraestrutura de rede e conectividade, novos sistemas de TI, novos canais de atendimento e telemedicina também foram implementados nos últimos anos. O hospital também tem investido em equipamentos de última geração, melhorias em procedimentos cirúrgicos, exames, consultas ambulatoriais e atendimentos de pronto-socorro e capacitação e preparação dos colaboradores e médicos.

“Acreditamos que a inovação e a tecnologia são catalisadoras para enfrentar os desafios inerentes à prestação de serviços de saúde. Buscamos sempre soluções para a experiência do paciente, tornando-a mais acolhedora e segura. Ao unirmos a competência de nossa equipe médica à constante inovação e à vanguarda tecnológica, estamos moldando o futuro da saúde com qualidade, segurança e empatia”, ressalta Dario.

Dario detalha ainda que a inovação e a tecnologia também estão por trás de uma gestão mais eficiente de recursos, com soluções inteligentes que garantem soluções que reduzem desperdícios. Um dos principais investimentos nesse sentido diz respeito à gestão de infraestrutura, responsável por empresas terceirizadas especializadas e pelos colaboradores em diversas áreas como manutenção predial, sistemas de climatização, jardinagem, limpeza, rouparia, segurança, logística, engenharia clínica e nutrição. Para o gerenciamento de instalações sempre são considerados aos princípios ligados ao ESG, que incluem aspectos de sustentabilidade, responsabilidade social e ética de governança.

“O grande objetivo é aumentar a produtividade, a eficiência e a gestão dos investimentos financeiros. Mas isso tudo contando com o nosso controle e gestão de cada atividade, trazendo sempre em primeiro lugar o cuidado centrado no paciente. Queremos garantir um complexo hospitalar excelência em saúde, com assistência humanizada, qualidade no atendimento e sustentabilidade, focando no bem-estar de nossos pacientes, médicos e colaboradores”, destaca o executivo.

Hoje o hospital atua em mais de 50 especialidades, conta com cerca de 1.000 médicos e mais de 850 funcionários. Possui unidade de quimioterapia e infusão em parceria com a Oncoclínicas, e um centro de diagnóstico, por imagem e laboratorial em parceria com o Fleury. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Em 2023, foi eleito pelo ranking da Revista América Economia como o 4º melhor hospital privado do Brasil e 35º melhor da América Latina em 2023.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina