InovaçãoNewsNewsletter

Startup cria plataforma que oferece novidades para a aquisição de serviços de saúde

0

A tecnologia proporciona fácil acesso a diversos serviços e não é diferente com a área da saúde, que vem ganhando espaço com plataformas simples. Esse é o caso da startup hygia bank, fintech e healthtech com escritórios em São Paulo e  Porto Alegre, que tem o intuito não somente de facilitar o acesso aos serviços na área de saúde e financeira, mas de melhorar o relacionamento das pessoas com o próprio bem-estar por meio de saúde preventiva.

O brasileiro tem uma cultura reativa de cuidados com a saúde, em que busca especialistas e hospitais apenas quando algum problema já existe. No entanto, para o médico e fundador do hygia bank, Alexandre Parma, é fundamental que exista atenção prévia as questões que envolvem a saúde. “O Brasil é um país em que as pessoas dependem muito de planos de saúde, o que além de ser caro promove menor cuidado preventivo. Após uma viagem ao Vale do Silício foi muito simples identificar essa oportunidade e desenvolver a ideia”, relata.

Mesmo com o objetivo do novo negócio pronto, o projeto só foi levado adiante 12 meses depois, quando exposto ao sócio Maikol Parnow, atual CEO da empresa. Com o desenvolvimento da plataforma e as ideias implementadas, em junho de 2020 a Eretz.bio, incubadora do maior hospital da América Latina, o Hospital Israelita Albert Einstein, adotou o hygia bank, que passou a trabalhar em conjunto com especialistas em saúde e lideranças científicas.

A ferramenta é bem simples de usar e engloba um banco digital, um aplicativo de saúde e uma loja de serviços para o segmento. Maikol Parnow ressalta que a plataforma não é um plano de saúde. “O objetivo é entregar informação de qualidade. Criamos questionários para avaliação da saúde, planejamentos de consultas e exames que devem ser realizados anualmente, prontuários inteligentes para acompanhar a evolução de resultados, além de uma forma de juntar dinheiro para investir na saúde”, destaca.

O cadastro na plataforma é gratuito, mas o custo de varia de acordo com as necessidades de cada usuário. Para usar o banco, o cliente precisa preencher um formulário para estruturar o planejamento e a partir disso define qual valor depositará na conta com a qual poderá contratar os diversos serviços oferecidos no aplicativo, como consultas, exames, academias e restaurantes saudáveis oferecidos por estabelecimentos parceiros. Atualmente, a startup está em fase de cadastramento dos prestadores de serviços e para esses não existe qualquer taxa ou custo.

Ainda nesse processo de democratizar a saúde no brasil, a hygia passou a atuar no setor de genética humana, associando-se a uma das principais referências da área no País, o Dnyou Genética, que tem como fundadora uma das maiores referencias da genética brasileira Dra Vânia Assaly.

Acionar serviços que promovem a saúde será cada vez mais fácil e, para Maikol, será um ponto de virada. “Quanto mais você cuida da sua saúde, mais conquistas você desbloqueia. Agendar um check-up, guardar exames, montar seu score de saúde e juntar dinheiro para isso fica mais fácil. A hygia vai mudar a forma como as pessoas se relacionam com a saúde”, finaliza.

Incubada pelo Hospital Albert Einstein

A startup foi aceita pela incubadora Eretz.Bio, uma iniciativa do Hospital Israelista Albert Einstein, referência na América Latina, que visa fomentar o empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil.

Na incubadora, a startup desenvolve os projetos com o apoio de especialistas do Einstein e uma rede nacional e internacional de lideranças científicas, gestores e mentores.

Plataforma de investimentos para o profissional da saúde

O mais recente lançamento da empresa foi a plataforma hygia Investments, uma assessoria de investimentos focada em profissionais e empresas de saúde.

Sobre a Hygia

A hygia é um banco digital que atua como fintech e healthtech, com operações no Brasil, sediada em Porto Alegre. O principal objetivo da empresa é incentivar os brasileiros a financiarem sua saúde com recursos próprios e ao mesmo tempo promover uma cultura de prevenção. Os usuários podem planejar cuidados, armazenar exames e laudos, marcar consultas e teleconsultas, além de utilizar a carteira digital disponível no aplicativo.

Em 2020, a hygia lançou sua versão 3.0, incluindo serviços de seguros para doenças graves; teste de DNA voltado à nutrição; serviços financeiros; um planner de saúde, questionários realizados com profissionais para identificar um “score” da saúde do usuário; fornecimento de serviços e conteúdos informativos de credibilidade. Na carteira digital, o dinheiro acumulado só pode ser usado com saúde. Consultas, exames, restaurantes saudáveis e academias são alguns dos serviços que podem ser utilizados.

O aplicativo está disponível tanto nos celulares com sistema operacional iOS como Android, totalmente gratuitas. Empresas, clínicas e profissionais da saúde que quiserem fechar uma parceria também devem se cadastrar pelo aplicativo.

Teladoc oferece aplicativo gratuito de consultas médicas online

Artigo anterior

Nova falha de acesso ao sistema do Ministério da Saúde expõe dados de mais de 200 milhões de brasileiros

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar