Tecnologias viram aliadas para melhorar gestão de saúde

A tecnologia está moldando um novo paradigma no setor de saúde, integrando inovação e cuidado humanizado para transformar a experiência do paciente. Soluções como automação de processos, inteligência artificial (IA) e plataformas digitais têm sido fundamentais para otimizar jornadas de atendimento, melhorar desfechos clínicos e alinhar-se às expectativas de um público cada vez mais conectado.

“As tecnologias estão nos permitindo não apenas oferecer um atendimento mais eficiente, mas também criar experiências que priorizam a segurança, o conforto e o protagonismo do paciente em sua própria jornada de saúde”, afirma Felipe Clemente, CEO da Pixeon.

O avanço tecnológico permite que hospitais e clínicas personalizem as jornadas dos pacientes, desde a UTI até o momento da alta hospitalar. Sistemas integrados facilitam a coleta de dados de forma não intrusiva, permitindo ajustes em tempo real que melhoram o cuidado e otimizam recursos. Neste sentido, o impacto da tecnologia vai além dos processos administrativos e clínicos. Hoje, pacientes valorizam a experiência digital tanto quanto a qualidade do atendimento presencial. Aplicativos para agendamento de consultas, acesso rápido a exames e plataformas de telemedicina estão redefinindo o que significa oferecer um cuidado completo.

Integração de dados qualifica processos e diminui filas

Uma solução para gestão de Saúde desenvolvida pela Betha Sistemas é um exemplo. A tecnologia ajuda a simplificar a gestão do setor dentro das prefeituras com um sistema que integra dados e oferece ferramentas de apoio e segurança no registro de informações, além de facilitar o planejamento e a otimização de recursos físicos e financeiros. O mesmo sistema oferece ainda serviços de telemedicina, agendamento de consultas e procedimentos, central de regulação, agendamento via APP, o que impacta na redução de filas.

“A grande chave é o compartilhamento de processos. Por meio do sistema, médicos, agentes e demais profissionais de saúde do município conseguem visualizar e acompanhar o andamento dos processos de cada paciente. Essa integração de dados resulta em melhora significativa no atendimento, dando mais celeridade aos encaminhamentos, evitando erros e diminuindo o tempo de espera das pessoas”, comenta Aldo Garcia, CEO da Betha Sistemas.

Aliada da prevenção

Em um exemplo prático de como a tecnologia auxilia na gestão de saúde, uma das ferramentas possibilita rastrear pacientes vinculadas à rede de saúde que já passaram por atendimento médico mas que ainda não fizeram o exame de mamografia. “Desse modo, os profissionais de saúde conseguem fazer o que chamamos de ‘busca ativa’ pelas pacientes com orientação de realizar o exame”, explica Maitê Gabriel dos Passos, analista de produtos de Saúde da empresa. Essa solução está presente em 137 municípios de 13 estados do país .

A partir da aplicação de filtros como idade, localização e período de tempo decorrido desde a realização do último exame, o sistema faz uma “varredura” das pacientes. “Após a pesquisa, a plataforma relaciona as pacientes e apresenta seus respectivos prontuários e cadastros, por meio dos quais os profissionais conseguem entrar em contato para agendar o exame”, detalha Maitê.

O futuro da saúde: um equilíbrio entre humanização e tecnologia

Instituições que investirem em soluções tecnológicas e na capacitação de suas equipes estarão melhor posicionadas para atender às expectativas de um mercado exigente e em constante transformação. “A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas nunca substituirá o toque humano. O futuro da saúde está na integração entre o melhor que a tecnologia pode oferecer e o que há de mais genuíno no cuidado médico”, reforça o CEO da Pixeon.

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