NewsNewsletter

Pesquisa internacional indica Hospital Santa Isabel como o melhor de Santa Catarina

1

O Hospital Santa Isabel foi indicado como o melhor hospital de Santa Catarina pela World’s Best Hospitals 2022. A pesquisa internacional voltada ao setor de saúde é conduzida pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a Statista, empresa global especializada em pesquisa de dados. No ranking nacional, a instituição é a 65ª melhor do Brasil. A indicação vem pelo segundo ano consecutivo, trazendo resultado ainda melhor para o Hospital Santa Isabel que subiu três posições no ranking.

A instituição, parte da Rede Santa Catarina e referência nacional em diversos procedimentos de alta complexidade e pioneiro em vários seguimentos médicos, pauta seu atendimento em humanização e competência técnica. “Diariamente, nossas equipes estão voltadas para a capacitação e evolução profissional, mantendo a qualidade do serviço prestado e nossa atenção centrada no paciente. O resultado é reflexo do trabalho de nossos 1200 profissionais”, declara Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel.

A pesquisa

A pesquisa lista os melhores hospitais em 27 países: Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Brasil, Canada, Índia, Austrália, México, Países Baixos, Áustria, Tailândia, Suíça, Suécia, Bélgica, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Israel, Singapura, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Colômbia. Entre as características para escolha destes países está o número de habitantes e o número de hospitais.

Mais de 80 mil profissionais de saúde foram convidados para participar da pesquisa online de recomendação de hospitais em seu próprio país e em outros países. Não foi possível recomendar hospitais em que trabalham. Para o score, foram considerados: recomendação médica, experiência do paciente e indicadores.

O Hospital

Desde 1909, o Hospital Santa Isabel se dedica ao cuidado humanizado de seus pacientes. No início desta trajetória centenária, a instituição atendia moradores da região de Blumenau que precisavam dos cuidados médicos do Dr. Ernst Sappelt. Hoje, firmado como unidade hospitalar referência em procedimentos de alta complexidade, pioneiro em diversos segmentos da medicina e auxiliado pela mais alta tecnologia, o Hospital Santa Isabel é reconhecido em todo o país pelo atendimento​ humanizado, cirurgias complexas de urgência e emergência, procedimentos eletivos, transplantes de órgãos e cirurgia robótica. O Hospital Santa Isabel é uma entidade filantrópica pertencente à Rede Santa Catarina que atua com a missão de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.

A instituição atende 46 especialidades médicas, contemplando pacientes de Planos de Saúde e Convênios, Particulares e através do Sistema Único de Saúde. Num espaço de mais de 28 mil m², a unidade hospitalar conta com o único heliponto da região homologado pela Anac, que recebe aeronaves de até 6 toneladas para transporte de pacientes e órgãos para transplantes.

Para atendimento ao paciente, a instituição é formada por uma Equipe Multidisciplinar altamente capacitada, formada por Nutricionistas, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Para apoio ao atendimento hospitalar, o hospital conta com Assistentes Sociais, Cozinheiros e Copeiros, profissionais de Higienização e Limpeza, Lavanderia, profissionais de Manutenção e equipes qualificadas no Setor Administrativo.

História

Os mais de 110 anos de história do Hospital Santa Isabel começaram em 1895, quando as primeiras Irmãs da Divina Providência chegaram ao Brasil. Na época, o Dr. Ernst Sappelt – o primeiro médico que atuou em Blumenau, pediu que as Irmãs cuidassem de seus pacientes mais graves. Para isso, elas utilizaram um quarto no Colégio Sagrada Família. Com o tempo, o número de pacientes aumentou e as Irmãs passaram a ocupar uma pequena casa de madeira ao lado do colégio, que foi reformada e ganhou uma sala cirúrgica. Em 04 de outubro de 1909 nascia, oficialmente, o Hospital Santa Isabel.​

A iniciativa e o esforço das Irmãs da Divina Providência são mantidos até hoje através da nova gestão: em 1º de abril de 2015, a Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC, passou a fazer parte dessa história centenária. Em 2021, ao completar 120 anos, a Associação Congregação de Santa Catarina revitalizou sua marca e passou a se chamar Rede Santa Catarina. Hoje, o Hospital Santa Isabel conta dezenas de profissionais de serviços terceirizados, aproximadamente 1.200 colaboradores e 300 médicos no Corpo Clínico.

Com média de 16 mil internações por ano, mantém o percentual de 74% de seus atendimentos pelo SUS. Sua intensa vocação à Alta Complexidade o torna referência em diversas especialidades, como serviços de Hemodinâmica, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Endovascular, e Transplantes.

É possível acessar a pesquisa, em inglês, aqui: https://www.newsweek.com/worlds-best-hospitals-2022/brazil

Mayo Clinic usa genômica e IA para prever resposta ao tratamento de câncer gástrico

Artigo anterior

epharma inova com plataforma voltada para ESG

Próximo artigo

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News