terça-feira, abril 23, 2024
Home News Hospital adota sistema suporte à decisão para reduzir permanência de pacientes

Hospital adota sistema suporte à decisão para reduzir permanência de pacientes

por Redação
0 comentário

Com o objetivo de garantir apoio em questões assistenciais, redução de custos e tempo de permanência de pacientes, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), implantou o UpToDate, tecnologia da Wolters Kluwer de suporte à decisão clínica baseada em evidências, em todo o seu complexo, que inclui os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar, formada por 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Escola GHC.

De acordo com o médico Supervisor da Residência de Clínica Médica do GHC, Eduardo de Oliveira Fernandes, o UpToDate garante fácil acesso aos profissionais da saúde, por ser vinculado ao prontuário eletrônico da instituição. Para Fernandes, o principal desafio dos hospitais atualmente é manter-se relevante e alinhado aos avanços científicos, ou seja, na medicina baseada em evidências.

O médico explica que, para aprimorar a qualidade do cuidado em médio e longo prazo, as instituições de saúde precisam ter acesso imediato à informação qualificada e continuamente revisada, como o UpToDate. “O conhecimento baseado em evidências, especialmente derivado do nível máximo de evidência, que vem a ser definido a partir de estudos randomizados e de boa qualidade, é o que nós mais valorizamos dentro do GHC”, ressalta.

Ainda segundo Fernandes, é fundamental que os profissionais de medicina consumam o conhecimento com a melhor evidência possível. “Prezamos pela melhor qualidade disponível, no menor tempo, para que possamos agir. A tecnologia é hoje indispensável para que possamos organizar esse grupo de necessidades: qualidade, rapidez e eficiência no agir”, ressalta.

Apoio à gerência de ensino e pesquisa do GHC

O Grupo Hospitalar Conceição conta, atualmente, com diversas áreas de tratamento específicas, e a gerência de ensino e pesquisa passa por todas essas esferas. A gerência de ensino e pesquisa está vinculada a escola técnica e uma faculdade de ciências da saúde, onde existe o curso de tecnologia em gestão hospitalar, que é vinculado ao Ministério da Educação.

Para o coordenador do Setor de Pesquisa Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, Dr. Fernando Anschau, as informações e o acesso rápido a elas fazem parte do dia a dia da instituição. Para Anschau, contar com uma ferramenta como o UpToDate é extremamente importante, uma vez que não envolve apenas a questão assistencial que permeia todo o hospital, mas a área educativa que contempla o setor de ensino e pesquisa do GHC.

O médico esclarece que durante a aquisição do UpToDate foi realizado uma aproximação com relação aos custos que poderiam ser reduzidos. Além disso, a prevenção dos erros médicos por meio da tecnologia, foi outro ponto crucial para seguir investindo na ferramenta. “Como médico e professor de medicina, acredito que o UpToDate é muito relevante para o aluno, pois oferece um acesso rápido e qualificado às informações necessárias para realizar a assistência. Cada vez mais, temos menos tempo e mais informações disponíveis, o que torna a educação médica muito difícil. Desta forma, a agilidade no acesso à informação qualificada é fundamental e o UpToDate sempre me passou confiança e segurança na informação revisada e condensada”, discorre.

Anschau finaliza apontando que, a intenção é seguir investindo em tecnologias de ponta no Grupo Hospitalar Conceição. “Entendemos que o UpToDate é uma ferramenta excepcional e que precisaria se manter dentro do Hospital Conceição. Hoje, nosso corpo clínico já se acostumou a utilizar o UpToDate. Agora, nosso objetivo é ampliar o uso da ferramenta”, finaliza.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside