Projeto inédito da BP permite que pacientes façam seus próprios exames

Imagine entrar em uma cabine completa, equipada com aparelhos que permitem aferir a pressão arterial, avaliar lesões na pele, temperatura, batimentos cardíacos, entre outros, de forma segura, ágil e imediata e com o rápido aval do médico a respeito dos resultados. Essa experiência passa a se tornar possível por meio do projeto Cabines Conectadas, idealizado pela BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do país, em parceria com as empresas Doc24, especializada em saúde digital, e a Diagnóstica, empresa responsável pela concepção da cabine – estrutura e software.

A cabine está funcionando de forma experimental para colaboradores da instituição no Hospital BP, uma das unidades da BP, desde o início de março. O objetivo é avaliar a experiência e usabilidade das cabines de telessaúde que possuem dispositivos médicos integrados, utilizando o conceito de autosserviço. O projeto também visa ampliar a capacidade diagnóstica e de intervenção dos profissionais de saúde na parte clínica, de forma remota.

Na primeira fase do projeto, que deve durar 90 dias, os exames serão feitos com cerca de 200 colaboradores. O médico de plantão irá avaliar e encaminhar o paciente à cabine para que ele mesmo faça os procedimentos indicados. Bastará apenas baixar um aplicativo no celular, acoplá-lo na cabine e seguir as instruções. A BP já oferece rede Wi-Fi para os pacientes, logo, todos terão a oportunidade de fazer a interação com a cabine com uma boa conexão.

Lilian Quintal Hoffmann, diretora executiva de inovação e tecnologia da BP, conta que a cabine conectada é o primeiro passo para mais uma forma de medicina na instituição. “O projeto é uma solução que chega de forma inédita no Brasil, trazida pela BP, para evoluir a experiência em saúde com maior inovação em tecnologia. Estamos investindo para entrega de saúde digital aos nossos clientes”, afirma.

Para Pablo Utrera, cofundador e CEO da Doc24, o projeto ajuda na promoção da transformação digital no Brasil a partir das novas tecnologias, acompanhando empresas e instituições de saúde com soluções que se adaptam às novas necessidades de um mundo hiperconectado. “Estamos muito felizes em impulsionar essa iniciativa junto com a Diagnóstica para acompanhar a BP nessa aposta disruptiva que permite viver uma experiência inovadora em saúde, que marca um novo rumo em saúde e tecnologia no Brasil e na região”, esclarece.

Já Roberto Bisso, CEO e cofundador da Diagnóstica, comenta que o projeto junto a BP e DOC24, tem como principal objetivo democratizar a saúde. “Estamos trabalhando na consolidação e melhoria contínua de nossos consultórios médicos inteligentes. Democratizas a saúde é descentralizá-la e, nesse caminho, estão os desenvolvimentos da Diagnóstica, visando ampliar as capacidades de atendimento médico, de maneira segura e eficiente”, explica.

Todo o comando do app é feito por dispositivos integrados por sensores IoMT (internet das coisas médicas). Com ele é possível escolher de forma intuitiva o exame a ser realizado e habilitar os aparelhos necessários para o autoexame, como termômetro, estetoscópio, dermatoscópio, pulsioximetro, otoscópio, tensiômetro, balança e sensor de altura.

No final, o médico fará a avaliação dos exames, dará encaminhamento e/ou prescrição de medicamentos em caso de necessidade, como explica Renato Vieira, diretor executivo de desenvolvimento médico, técnico e educação e pesquisa. “O paciente terá até uma hora para fazer o exame e poderá acessar os resultados por meio do próprio aplicativo, sem necessidade de impressão. O projeto também tem caráter científico, uma vez que os resultados serão úteis para avaliar a expansão da telessaúde, bem como na construção de políticas públicas que aumentem o acesso da população brasileira a um atendimento médico qualificado”, finaliza o executivo.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente