O cofundador da Conexa Saúde e da Cannect Life, Fernando Domingues, está em uma nova empreitada: a Omni, healthtech que nasce com a missão de democratizar o acesso da população aos medicamentos. Antes mesmo de começar a operar, a startup já levantou R$ 5 milhões em uma rodada de investimento Seed liderada pela VEC Investments, veículo de investimentos dos empreendedores Felipe von Zuben e Rodrigo Estrada, seguida por um grupo de empresários, médicos e executivos experientes do setor de saúde.
A startup foi fundada junto a Leopoldo Veras, que tem passagens por grandes operadoras, administradoras e healthtechs, e que acumula os cargos de CSO e CMO. O time de executivos conta ainda com Kiko Coelho, sócio fundador da consultoria em tech NoBuzz, para o cargo de CTO e Ricardo Soffner, do Investment Banking do Goldman Sachs, na função de COO.
“A Omni nasce como uma healthtech independente na saúde e o primeiro plano de medicamentos 100% digital do Brasil focado no segmento b2b. Assim como as empresas oferecem convênios odontológicos e médicos para os seus colaboradores, agora vão poder oferecer um plano de medicamentos sem custos adicionais para eles, com a Omni garantindo a continuidade do cuidado na jornada de saúde dos seus colaboradores e familiares”, destacou Domingues, CEO da Omni.
O diferencial da empresa, perante os outros modelos tradicionais do setor, é que os beneficiários do plano da healthtech terão a liberdade de retirar seus medicamentos em qualquer farmácia do país. A compra desse medicamento será feita pelo aplicativo da Omni, que está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2023 no formato mobile, e já conta com fila de espera de empresas interessadas na contratação do serviço. “Queremos trazer benefícios de saúde que realmente impactam as pessoas e ser reconhecidos como uma empresa de tecnologia que dá acesso seguro para compra de remédios”, explica Domingues.
Como a Omni ainda está em fase de desenvolvimento, o aporte servirá para estruturação da empresa e desenvolvimento do produto e suas tecnologias. Por ser uma nativa digital, a Omni também investiu pesado para o desenvolvimento da segurança de seu aplicativo e dos dados que ali serão abrigados. Para isso, o sistema utilizado terá segurança bancária, inteligência artificial, reconhecimento facial e outras tecnologias para garantir segurança, sem abrir mão da experiência e simplicidade para os usuários.
As vendas de medicamentos no Brasil representam 42% do faturamento total do mercado farmacêutico na América Latina. Segundo dados do IQVIA o Brasil encerrou o ano de 2022 com 90.907 farmácias, que movimentaram o faturamento de R$ 184,2 bilhões.
A Omni espera crescer rapidamente e impactar 300 mil vidas nos próximos anos. Outro ponto que favorece a empresa é o fato da mudança de pensamento das pessoas na hora de aceitar uma oferta de emprego. Uma pesquisa realizada pela “Workforce Preferences Barometer” com mais de quatro mil pessoas em dez países mostrou que a percepção das pessoas com relação a vida profissional mudou depois da pandemia da Covid-19: 59% dos entrevistados disseram que trabalhar em uma empresa que garanta a saúde e o bem-estar de seus funcionários é a prioridade número um. Seguido por qualidade de vida e equilíbrio entre vida profissional, com a mesma porcentagem. A diferença entre ambas é que a primeira opção cresceu 15% comparando 22 vs 21.