Transferência de arquivos como pilar de compliance em empresas de saúde

Post content – Assim que a LGPD entrou em vigor, as empresas de saúde — que já investiam em segurança de dados — passaram a ter um cuidado redobrado com os chamados dados sensíveis. 

Dentre as inúmeras práticas adotadas pós LGPD, a troca segura de arquivos passou a ser uma das prioridades para garantir conformidade com a Lei. 

Documentos essenciais para o setor de saúde, como prontuários, resultados de exames e laudos médicos — que transitam entre clínicas, médicos e pacientes — passaram a representar um risco que coloca as empresas em alto nível de exposição, devido ao risco de vazamentos de dados. 

Foi então que uma solução bastante conhecida no mercado de segurança cibernética ganhou ainda mais relevância no setor de saúde: o MANAGED FILE TRANSFER, mais comumente chamado de MFT. 

Sidnei Marques, diretor comercial da T2S Tecnologia, que representa a solução de MFT da GoAnywhere no Brasil, relata que “a demanda das empresas de saúde cresceu exponencialmente no mercado após a vigência da LGPD. Os clientes passaram a nos procurar para garantir conformidade e se precaver de ameaças que podem afetar seu core business”. 

Desafios vão além de cumprir a Lei 

Além de garantir conformidade, a utilização do MFT é uma blindagem crucial aos ataques cibernéticos, que vêm atingindo recordes nos últimos tempos. Neste ano, o Google registrou o maior ataque HTTPS DDoS da história, por exemplo. 

Sidnei nos conta o caso de sucesso de um dos 3 maiores laboratórios do Brasil, que precisava implementar processos modernos, com rastreabilidade e auditoria na transferência de arquivos entre seus laboratórios e os médicos, bem como para os usuários internos da empresa. 

“A T2S Tecnologia e o GoAnywhere foram escolhidos para este desafio e o sistema todo foi implementado em menos de 15 dias”, conta o executivo. 

Desde então, todas as transferências de arquivos colaborativos são feitas com segurança — incluindo autenticação de 2 fatores e auto registro — e com auditoria completa de ponta-a-ponta com o módulo colaborativo da GoAnywhere.  

Os outros benefícios de um software MFT 

Além de segurança e conformidade, o uso do MFT agrega outros benefícios, como registros e relatórios detalhados de auditoria para trocar entre sistemas e trocas colaborativas, criação e execução de fluxos de trabalho que transferem, criptografam, processam e fazem a conversão de formatos de arquivos. Tudo isso em uma interface descomplicada, baseada em navegador. 

Os interessados em saber mais sobre as soluções de MFT para a área da saúde podem se inscrever no webinar gratuito promovido pela T2S Tecnologia no dia 19 de outubro, às 10:00.  

O evento abordará como centralizar e proteger as transferências de arquivos em toda a organização. 

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://transferenciadearquivos.com.br/webinar-t2s/ 

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina