Mulheres 50+ representam maioria nos exames de imagem da FIDI

Segundo a FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, responsável por realizar quase 12% de todos os exames de imagem feitos pelo SUS anualmente, quando olhamos para o público 50+, as mulheres, se comparadas com os homens da mesma faixa etária, se submetem muito mais aos exames de imagem.

Os dados são de exames realizados exclusivamente pela Fundação, responsável pela realização de aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea.

Do total de exames de imagem realizados ao longo de 2022, quando olhamos para o recorte de idade e gênero, as mulheres representam 65,9%. Segundo a FIDI, dentre as causas da representatividade desse público está o fator cultural. “As mulheres se cuidam mais do que os homens, com idas rotineiras a médicos especialistas como ginecologista. Além disso, campanhas de mamografia e densitometria nessa faixa etária, 40 / 50, começaram há anos, e foram muito bem-sucedidas.” explica doutor Harley de Nicola, médico radiologista intervencionista e Superintendente Médico da FIDI. “Ainda que o novembro azul contribua cada vez mais para a conscientização de homens para fazer exames de imagem para prevenção do câncer de próstata, ainda há muito preconceito dos homens à consulta com urologista.” completa o médico.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em julho de 2022, utilizando dados do Ministério da Saúde, até então tinham sido mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos por ginecologistas e 200 mil atendimentos de homens por urologistas.

Dos exames feitos no ano passado no público 50+ pela FIDI, os três mais realizados foram mamografia de rastreamento (+500 mil); TC do Crânio (+470 mil); e TC Tórax (+420 mil).

Ainda segundo dados coletados pela Fundação, do total de pessoas atendidas, o público 50+ representou, no ano passado, 55,6% dos exames feitos, se comparado com público com menor idade.

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