A DUX NUTRITION, referência no mercado brasileiro de suplementos, anuncia a aquisição da EAT CLEAN Brasil, renomada marca de alimentos plant based. Em um movimento estratégico que visa solidificar sua posição no crescente mercado de alimentos com propósito, a DUX pretende alavancar a sua experiência e recursos da marca, já reconhecidos no setor de alimentos saudáveis, para tornar-se uma das maiores empresas do segmento de suplementação e de alimentos veganos do mercado.
O objetivo é utilizar a sinergia e a expertise das empresas em suas maiores fortalezas, para ampliar a presença da DUX no varejo supermercadista, bem como triplicar os resultados da EAT CLEAN no primeiro ano de operação juntas. Em cinco anos, a expectativa é fazer com que ela corresponda a cerca de 30% do faturamento da DUX.
Os números da DUX comprovam seu potencial de expansão em um mercado que, durante a pandemia, apontou um crescimento de consumo de suplementos de 10% – dados da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Especiais. Nesta mesma época, de 2020 para 2021, DUX inaugurou sua fábrica em Jundiaí, com tecnologia única no mercado, e cresceu mais de 100%. Em 2022, manteve o ritmo acelerado e registrou um aumento de faturamento de mais de 60%. Em 2023, a empresa superou a expectativa, atingindo um crescimento de mais de 90%. Ou seja, quase dobrando seu faturamento. Recentemente, no mesmo movimento de aquisições estratégicas, a empresa adquiriu a marca Zyma e a tecnologia patenteada da Tecbio Holding (para o Energy Gel DUX), fortalecendo sua categoria de gel.
A estratégia centrada na complementaridade de portfólios destaca-se como o ponto focal desta aquisição. A manutenção da identidade da EAT CLEAN, reconhecida por sua linha com mais de 30 produtos plant-based, alinha-se perfeitamente aos valores da DUX e vem somar ao portfólio da marca que já possui mais de 180 SKU’s. A consolidação de uma parceria baseada na inovação, qualidade e compromisso com um estilo de vida saudável, são marcas de seus fundadores.
Outro fator que mostra a complementaridade dos negócios, são os canais de distribuição, com oportunidades relevantes para ambas, uma vez que a DUX atua fortemente em lojas de suplementos e produtos naturais em todo o Brasil, enquanto a EAT CLEAN tem maior representatividade nas principais redes supermercadistas em âmbito nacional. Atualmente, os produtos DUX estão em mais de 6 mil pontos de vendas, e, dentro da estratégia traçada pela companhia, já se vislumbra potencial para alcançar, aproximadamente, 15 mil até o final do ano, abrindo novos espaços também para a EAT CLEAN.
“A aquisição foi motivada pela busca da DUX Nutrition em consolidar sua posição no mercado, alavancando a experiência e recursos da EAT CLEAN Brasil, para ampliar a oferta de produtos, atender, cada vez mais, às necessidades dos clientes, buscar sinergias significativas, promover eficiências operacionais, intelectuais e otimização de recursos e fortalecer a posição no setor, aproveitando a expertise e recursos da EAT CLEAN Brasil para enfrentar, de maneira mais ágil e eficaz, os desafios emergentes e explorar novas oportunidades. Com a aquisição da EAT CLEAN, a empresa dá um passo significativo, alinhada aos valores fundamentais e com a missão corporativa da DUX Nutrition, enfatizando sua dedicação à sustentabilidade, inovação e qualidade”, explica Paulo Silva, VP Executivo da DUX Nutrition.
A estratégia é clara: não apenas manter, mas amplificar a dedicação aos produtos veganos, sem açúcar, com rótulos limpos, qualidade e sabor incomparáveis. Com isso, inicialmente, as operações serão mantidas de forma independente, garantindo uma transição suave e preservando as expertises e dinâmicas produtivas de ambas as empresas. Isso inclui a manutenção de Bruno Fonseca, fundador da EAT CLEAN, à frente da marca. A fábrica da EAT CLEAN, localizada na Zona Leste de São Paulo, permanecerá em seu local atual, com a mesma excelência e estrutura na produção. Atualmente, as empresas, juntas, contam com mais de 530 colaboradores.
“A EAT CLEAN tem como propósito trazer um portfólio de produtos inclusivos e inovadores. A marca nasceu no canal especializado em produtos naturais, e, com a crescente da demanda por produtos saudáveis, ganhou relevância e passou a comercializar suas linhas também em supermercados. Hoje, está presente nas principais lojas de produtos naturais, empórios e redes de supermercado, em todo o Brasil. Para se adaptar às demandas do mercado, durante esses anos, o portfólio passou por atualizações constantes e novas linhas de produtos surgiram, refletindo o core de inovação que a marca sempre carregou em produtos veganos, gostosos e realmente saudáveis”, conta Bruno Fonseca, Fundador da EAT CLEAN.
Quanto às expectativas de crescimento em produção para os próximos anos, a DUX destaca que fará um trabalho intensivo de expansão capaz de viabilizar os objetivos agressivos de crescimento para ambas as companhias. Hoje, a atual capacidade produtiva da fábrica da DUX, em Jundiaí (SP), é superior a 350 ton/mês. A marca já vem expandindo, gradativamente, suas operações na cidade de acordo com o aumento da demanda e já prevê, para os próximos anos, a geração de centenas de novos empregos.