Hospital e Maternidade Santa Joana recebe certificação da SOAP

O Hospital e Maternidade Santa Joana acaba de receber a certificação da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP) – o mais importante reconhecimento internacional no âmbito de anestesia obstétrica. A conquista como ‘Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica’ atesta a competência da Maternidade em segurança da paciente e qualidade no atendimento. Foram 39 instituições certificadas e o Santa Joana foi a única maternidade brasileira e da América Latina a ser reconhecida no maior congresso de anestesia obstétrica, que ocorreu nos dias 1º a 5 de maio de 2019, em Phoenix, no Arizona (EUA).

A certificação da SOAP avalia rigorosos critérios, como qualificação dos profissionais (especialização em anestesia obstétrica e educação continuada); estruturas e equipamentos da instituição; protocolos definidos para cesárea e para parto normal; e treinamento em simulação realística – quantidade de profissionais treinados. Entre os 39 Centros de Excelência em Anestesia Obstétrica certificados em 2019 estão as mais conceituadas faculdades de medicina dos Estados Unidos, como a Universidade de Stanford, Universidade de Northwestern, Universidade de Columbia, Hospital Johns Hopkins, Universidade da Carolina do Norte, Universidade de Minnesota, Universidade da Califórnia, Hospital de Massachusetts e Hospital Brigham And Women’s – que são filiados à Universidade de Harvard, e a Universidade de Washington.

O grupo de Anestesia do Hospital e Maternidade Santa Joana conta com 94 profissionais em seu corpo clínico interno, com ampla experiência em anestesia obstétrica de alto e baixo riscos. Também, a Instituição, que já é referência no país, passa constantemente por aprimoramentos em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas.

Com isso, por meio do seu Centro de Simulação Realística especializado em Obstetrícia e Neonatologia tem contribuído de maneira relevante na educação de profissionais da saúde de seu corpo clínico interno e externo com simuladores de alta tecnologia em uma estrutura flexível, que pode reproduzir suíte de parto, consultório ou sala de cirurgia. Trata-se da capacitação de equipes multidisciplinares, formadas por obstetras, anestesiologistas, neonatologistas, enfermeiras e outros profissionais, para saberem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e, também, em situações extremas.

Também dentro dos Programas de Ensino e Simulação do Santa Joana está o Programa de Redução de Mortalidade Materna, com protocolos assistenciais para capacitar a equipe multidisciplinar no atendimento da paciente com eclampsia, síndromes hemorrágicas, no atendimento e diagnóstico da sepse e parada cardiorrespiratória em obstetrícia, bem como promover reflexão sobre as melhores práticas em obstetrícia para redução da mortalidade materna, uniformizando o atendimento das pacientes obstétricas e garantindo eficácia nos resultados no Hospital.

A certificação pela excelência no atendimento em anestesia obstétrica da SOAP é mais uma conquista que evidencia a cultura da instituição, que tradicionalmente se preocupa com a educação médica continuada e promove anualmente a Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana, evento referência em Anestesia Obstétrica no Brasil.

“Estamos muito felizes por sermos uma das instituições mais seguras do mundo em relação à anestesia obstétrica. Trata-se de mais um atributo que referencia o Santa Joana na excelência médica e técnica, contribuindo para a escolha da maternidade pelos médicos obstetras e, principalmente, pelas pacientes. Todas nossas práticas e protocolos permitem criar uma relação de proximidade entre as parturientes e a equipe médica da Maternidade, proporcionando acolhimento, segurança e, acima de tudo, humanização em um momento tão especial para a família, que é a chegada do bebê ao mundo”, comenta Dra. Mônica Siaulys, coordenadora do departamento de Anestesista do Hospital e Maternidade Santa Joana, que esteve no evento para receber o reconhecimento.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários