A healthtech de psicologia Efetiva Saúde, plataforma de terapia online em que, após o cadastro, o paciente pode escolher um profissional com quem mais se identifique e de acordo com a faixa de preços que deseja, está oferecendo planos a partir de R$ 90.
A iniciativa visa romper o estigma elitista do acompanhamento terapêutico. “Muitas pessoas imaginam que a terapia é sempre um serviço caro, que não irão conseguir pagar por ele. Com isso, temos cada vez mais indivíduos com sintomas de depressão e ansiedade sem perspectiva de acesso a um tratamento”, afirma Sabrine Cabral, psicóloga e psicanalista e sócia fundadora da plataforma.
Segundo ela, o cenário se agravou após a pandemia decorrente do novo coronavírus. Pesquisas apontam que mais de 70% da população relata ter alguma exaustão no trabalho e 62% têm problemas de saúde mental por conta do isolamento social. Nesse sentido, iniciativas que fomentem o cuidado psicológico igualitário são essenciais para que a nossa comunidade se fortaleça. “Sabemos que a inflação teve impacto direto na vida do brasileiro. Por isso, oferecemos uma alternativa online, barata e acessível de dispositivos móveis. O cuidado com a saúde mental não pode esperar”, defende Sabrine.
Atualmente a plataforma conta com mais de 1500 psicólogos cadastrados, das diferentes regiões do país e, destes, mais de 70% aderiram ao modelo de terapia por assinatura. “Um dos valores da Efetiva Saúde é difundir os serviços que oferecemos relacionados à saúde mental e muitos dos psicólogos da nossa base estão alinhados conosco nessa tentativa de democratizar o atendimento por psicólogos, atendendo por um preço acessível”, emenda a sócia-fundadora da empresa.
Podemos comparar os serviços de assinatura oferecidos pela plataforma com um plano de uma academia: da mesma forma que é imprescindível cuidar do nosso corpo, da nossa saúde física, é preciso cuidar da nossa saúde emocional. É uma necessidade urgente e que se torna mais fácil de ser incorporada no nosso dia a dia com a opção da terapia on-line, com o acesso simples a profissionais capacitados e com preços que cabem no bolso. “Queremos que todos possam experienciar o autocuidado que o acompanhamento psicológico é capaz de promover”, conclui Sabrine.
Fundada há um ano por Sabrine e o executivo Frederico God, a healthtech já se consolida no mercado como uma opção para usuários que precisam otimizar sua rotina e cuidar de sua saúde mental.