As vendas da indústria farmacêutica no Brasil devem crescer 12% em 2024 e cerca de 9% no próximo ano. Essa é a estimativa apresentada por um levantamento da IQVIA e publicado recentemente em evento do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. Com o mercado em franca expansão, a Hypera Pharma investe em tecnologia para crescer ainda mais.
Desde 2023, utiliza o Colecta para otimizar sua operação de vendas através do Marketplace B2B e já conquistou resultados expressivos. “Na Hypera nós pensamos em uma estratégia híbrida de vendas, onde o vendedor consegue atender seus clientes e utilizar o Parceiro Hypera como um complemento do sortimento. E o desafio que nós tínhamos era trabalhar com mais de 90 centros de distribuição, mais de 40 distribuidores e ter um parceiro de tecnologia que integrasse com os ERPs desses parceiros, buscar as informações de preços, campanhas, condições comerciais e trazer isso, de forma automática, para dentro do nosso ecommerce”, pontua Bruno Balduccini, Head of E-commerce da Hypera Pharma.
Liderando o setor farmacêutico no Brasil, com todas as suas unidades de negócio, a Hypera Pharma, conhecida por marcas como Buscopan, Neosoro e Neo Química, enfrentava o desafio de integrar preços e condições comerciais de 96 distribuidores com diferentes níveis times técnicos e sistemas ERP distintos. “A partir da implantação do Colecta, conseguimos impulsionar significativamente o faturamento da linha de similares e genéricos com vendas na casa de milhões por mês somente neste segmento. Apenas ter a integração, outro parceiro de tecnologia poderia nos oferecer. Um diferencial do Colecta foram os serviços agregados à integração, garantindo que o processo flua corretamente de ponta a ponta”, explica Balduccini.
Graças à utilização do Colecta, a farmacêutica viu seu marketplace B2B, chamado “Parceiro Hypera”, crescer exponencialmente. Hoje, a plataforma atende cerca de 40 mil farmácias, principalmente de pequeno e médio porte, e apresenta uma taxa de recorrência de compra superior a 85%, além de um ticket médio duas vezes maior em comparação às vendas tradicionais.
“Estamos obtendo resultados importantes junto à Hypera, porque, com a tecnologia de integração e de inteligência de vendas do Colecta garantimos níveis mais altos de eficiência operacional e maior rentabilidade em todo ciclo de venda, dando visibilidade à indústria, planejamento para os distribuidores e alavancando as vendas dos mais de 40 mil pontos de venda atendidos. Isso é fundamental para um mercado como o da indústria farmacêutica”, explica Guilherme Costa, CEO do Colecta.
Parte do Grupo eSales, Colecta é uma unidade de negócio que oferece uma plataforma de previsão de demanda, forecast de vendas e integração que conecta diversos sistemas de ERP, automatizando a captura e comparação de diferentes indicadores internos e externos que impactam as informações de preço, estoque e vendas, tudo isso em tempo real. A partir dessa tecnologia, a Hypera Pharma conseguiu superar rapidamente um de seus maiores obstáculos: a integração de seus distribuidores ao marketplace B2B e a sua aderência às campanhas de venda. Neste primeiro ano, a parceria que visava integrar 40 distribuidores, já resultou em 96 integrações bem-sucedidas, garantindo uma operação fluida e precisa.
O sucesso da parceria abre caminho para novas oportunidades. De acordo com Guilherme Costa, CEO do Colecta, a abordagem mais precisa da gestão de pedidos e a previsibilidade possibilitadas pela plataforma são chave para o crescimento obtido em genéricos e similares e, ainda, podem auxiliar na criação de novas campanhas de vendas e outras decisões estratégicas de negócio do cliente.
“Toda a estratégia adotada no Colecta culmina na entrega de cada vez mais benefícios competitivos que impactam toda a cadeia de negócios, desde quem produz até o consumidor final. Isso garante uma assertividade de extrema relevância para uma empresa gigante como a Hypera”, completa o CEO.
Nesse sentido, a farmacêutica planeja expandir o uso do Colecta, explorando ainda mais as capacidades da plataforma para integração de indicadores de performance, controle de estoque e automatização de processos em tempo real. “Nós otimizamos nossas operações atuais e também já vislumbramos novas possibilidades para melhorar nosso serviço. Esta parceria é fundamental para continuarmos inovando e liderando o mercado”, conclui Balduccini.