Hospital Moriah e Life Empresarial adotam serviços gerenciados para garantir alta disponibilidade

Inaugurado em 2001 como operadora de planos de saúde, o grupo Life Empresarial cresceu ao longo dos anos trabalhando sob um modelo de gestão estratégica, que acompanha o paciente desde os cuidados preventivos até os tratamentos mais complexos. Recentemente, fundou o Hospital Moriah, na capital paulista, para oferecer atendimento a casos de alta complexidade.

Para garantir um ambiente de missão crítica, exigido no caso dos hospitais, ela contratou a S2IT para atender a infraestrutura de TI da operadora de planos de saúde do grupo, pois a mesma já era responsável por assegurar o desempenho e a estabilidade do banco de dados Oracle e a prestação de serviços de suporte.

Hospital Moriah

“Conhecia o comprometimento, a transparência e a capacidade da S2IT, então sabia que seus serviços gerenciados poderiam assumir a sustentação das operações de TI do Hospital Moriah e também do grupo Life Empresarial.”, diz Daniel Cunha, diretor de TI do grupo Life Empresarial e do Hospital Moriah.

Com a missão de oferecer excelência no atendimento médico-cirúrgico de alta complexidade, o grupo Life Empresarial, com mais de 12 anos no mercado nacional de saúde suplementar, fundou em 2014 o Hospital Moriah na região sul da cidade de São Paulo com investimento inicial de R$ 105 milhões.

“Dentro desse cenário, sabíamos que o departamento de Tecnologia da Informação teria que desempenhar não apenas funções operacionais, mas principalmente um papel estratégico”, lembra Cunha. Além disso, por se tratar de um hospital, as operações de TI do Moriah são consideradas de missão crítica e devem ser mantidas no regime 24×7 com altos níveis de  disponibilidade.

A S2IT assumiu o monitoramento de toda a  do Hospital Moriah. Os chamados técnicos são atendidos remotamente em um primeiro momento e, caso necessitem de atendimento local, é acionada a equipe da S2IT que trabalha internamente no hospital – sempre no esquema 24×7 e sob um contrato rigoroso SLA (Service Level Agreement).

O modelo de trabalho da S2IT tem como meta minimizar a frequência e as recorrências dos chamados. “Sempre que temos um chamado, buscamos atuar na raiz dos problemas para evitar futuras ocorrências. Assim podemos trabalhar de modo eficiente e com uma estrutura enxuta. E isso não é diferente no Moriah”, explica Afonso Saade, diretor comercial da S2IT.

Por meio dos serviços gerenciados da S2IT, o Hospital Moriah e o Life Empresarial contam atualmente com as melhores práticas de gestão de ambientes de TI que devem estar presentes em organizações de missão crítica. Esse avanço pode ser representado em números mais rigorosos de SLA na comparação entre os períodos anterior e posterior à adoção dos serviços gerenciados ? no caso do grupo Life, cresceram de 90,6% para 96,8% e, no caso do hospital, de 92,8% para 94,5%.

Garantidos os restritos padrões, o grupo Life parte agora para dar mais um passo na evolução de seu ambiente de TI. “Estamos agora dedicados a planejar, gerenciar contratos, avaliar a qualidade dos serviços prestados e investir em governança”, explica Cunha.

Além disso, o departamento de TI também pode dedicar mais tempo e recursos para apoiar tarefas mais estratégicas para a operação do hospital e para os negócios do grupo, explorando a tecnologia para, por exemplo, aprimorar o atendimento aos clientes, capacitar mão de obra e apoiar a tomada de decisão do corpo diretivo. Futuramente, para apoiar a expansão e cobertura das operações, a S2IT deve levar a tecnologia de desktop virtual para dentro do grupo.

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