Instituto Nacional de Infectologia adota solução de segurança de rede

​A Fortinet foi escolhida pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) para otimizar a velocidade, o desempenho e a segurança de sua rede. Em virtude das funções que desempenha e dos serviços que oferece (instituto de pesquisa, serviços hospitalares e de ensino), o INI precisou repensar sua infraestrutura de segurança de rede.

O INI é uma unidade da Fiocruz criada em 2010, voltada para a pesquisa clínica, ensino, serviços de referência e assistência a doenças infecciosas. Integra diversas redes nacionais e internacionais de pesquisa clínica e oferece diversos serviços de saúde, sempre vinculados às suas atividades de ensino e de pesquisa.  Anteriormente à implementação desse novo projeto, o INI trabalhava com software livre e toda sua infraestrutura utilizava máquinas Linux.

“Começamos a sentir que precisávamos facilitar e potencializar a velocidade dos serviços executados. Como eu já havia trabalhado com a Fortinet anteriormente e conhecia a robustez dos produtos, entrei em contato com a ITGX para uma apresentação e assim demos início ao projeto de reformulação da TI”, conta Diogo Dias, gerente de redes para o Serviço de Tecnologia da Informação – SETIC na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

Segundo Dias, uma das principais necessidades do INI naquele momento era o de segmentar o acesso dos usuários à internet. Por se tratar de um instituto de pesquisas com serviços hospitalares e de ensino, o recurso de segmentação por níveis de acesso era primordial. “O filtro web fornecido pelo FortiGate nos possibilitou restringir e liberar o acesso em decorrência dos perfis dos usuários. Por exemplo, professores e alunos podem acessar vídeos durante a aula, sendo que para outros setores o streaming de vídeos é bloqueado. Tanto o acesso para fins de pesquisa como para pacientes e visitantes é gerenciado via FortiGate e autenticado via FortiAuthenticator”, explica. Além disso, após a implementação das soluções o INI identificou um ganho no desempenho de acesso de aproximadamente 20% em relação ao período anterior. “Ganhamos um acesso à internet fantástico, tanto em velocidade quanto em desempenho”.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários