As operadoras de telefonia móvel enviaram, desde o dia 13 de março, 106 milhões de SMS com mensagens para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, além de alertas para os sintomas da doença.
As mensagens seguem orientação do Ministério da Saúde, da Defesa Civil e da Anatel e abordam temas como a importância de as pessoas permanecerem em suas residências, só saírem de casa em caso de urgência ou emergência, evitar prática de atividades físicas ao ar livre e outras medidas para o controle da Covid-19.
Também estão sendo atendidos pedidos de governos estaduais e municipais para envio de SMS informativos pelas prestadoras, que já somam 11,3 milhões de mensagens.
Aeroportos
Para os usuários dos serviços que transitam por aeroportos internacionais do País, foram enviados 763 mil SMS com mensagem de alerta para os sintomas do novo coronavírus.
O texto da mensagem enviada por SMS é: #Coronavírus – Se você tiver febre e tosse ou falta de ar e sentir o agravamento dos sintomas, ligue 136 ou acesse https://coronavirus.saude.gov.br/. As mensagens são gratuitas e todo o custo do envio fica a cargo das prestadoras.
A medida faz parte dos esforços que vêm sendo feitos pelas prestadoras no auxílio ao combate da doença, como ações para ampliar o acesso aos serviços para os usuários, campanhas de informação à sociedade e políticas internas para preservar os clientes e funcionários das empresas.
As operadoras também participam de outras campanhas, como o envio de SMS com alertas para o risco de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos e baixa umidade do ar. Desde quando o serviço foi criado, em 2017, quase um 1 bilhão (855 milhões) de mensagens já foram enviadas aos usuários cadastrados para receber os alertas.