A Inteligência Artificial (IA) facilita a prática constante do ESG nas organizações, especialmente na área da saúde. Nesse cenário, buscando promover tecnologias sustentáveis no setor de diagnósticos por imagem, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do Brasil, em parceria com a Automatoes Health, empresa especializada em soluções de nuvem e transformação digital para o setor de saúde, reforça o compromisso com o ESG por meio da otimização de recursos em nuvem, expandindo o acesso a exames.
Com o objetivo de mostrar como práticas sustentáveis na infraestrutura de TI podem aumentar a eficiência operacional e responsabilidade socioambiental, a FIDI conta com o suporte da Automatoes Health para implementar soluções que conciliem resultados financeiros com políticas de ESG. A parceria permitiu que a eficiência operacional aumentasse 80%, por meio da otimização de processos e da adoção de práticas enxutas de automação dos sistemas, resultando em ambiente digitalizado, seguro e mais eficiente no diagnóstico por imagem.
“Essa prática foi fundamental para tornar os processos mais enxutos e eficientes. Conseguimos eliminar desperdícios, otimizar o uso de recursos e reduzir significativamente os custos operacionais — ganhos que, na FIDI, já chegam a 33% em redução de custos em nuvem, além dos 80% em eficiência operacional, se comparado com o período sem adoção das iniciativas, explica Luis Claudio Tibana, CEO da Automatoes Health.
Em um futuro não muito distante, a adoção de tecnologias sustentáveis no setor de saúde, especialmente no diagnóstico por imagem, ampliará significativamente a qualidade do atendimento aos pacientes. Mais do que acompanhar a transformação digital — que é contínua —, nosso projeto busca antecipar tendências, promovendo uma cultura de inovação capaz de transformar dados em decisões mais rápidas, humanas e assertivas. Acreditamos que o futuro da saúde será preventivo, conectado e sustentável, e estamos trabalhando para que a FIDI seja referência nesse novo modelo, unindo excelência técnica, responsabilidade ambiental e boas práticas de governança, afirma Cristiano Sato, gerente de TI da FIDI.