Indra implanta projeto para integrar protocolo de saúde em hospitais públicos de Bogotá

A Indra assinou um contrato com a Prefeitura de Bogotá para implantar na cidade a Mymed Health Data, solução que vai centralizar as informações clínicas de mais de oito milhões de pacientes registrados nos 22 hospitais públicos da capital. O projeto, pioneiro na América Latina, traz benefícios importantes como o aumento da eficiência do diagnóstico, evita a perda de informações e a repetição de testes, além de garantir a segurança dos dados dos pacientes.

“Nossa solução faz com que as organizações de saúde criem redes eficazes para a troca de informações clínicas com um nível de investimento extremamente baixo. Isso se deve ao fato de que não é necessário substituir ou migrar os sistemas já existentes, mas apenas integrar sua operação”, explica Juan Manuel Martínez, diretor global de produtos de saúde na Indra.

Para garantir que isso funcione da melhor maneira possível, a Indra desenvolveu esse produto com base no padrão mais moderno de interoperabilidade, o Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR). Dessa forma, integra em uma única base de dados toda a informação do paciente e oferece uma resposta eficaz a alguns problemas recorrentes como a perda do histórico de saúde e histórico de diagnósticos, consultas e receitas.

Além da oferta de informações integradas, a Mymed Health Data permite executar aplicativos externos, desde que estejam alinhados com o padrão FHIR. Com isso, o principal ganho para os profissionais é o de uma resposta rápida e personalizada às suas necessidades para incluir ferramentas avançadas como a tele assistência.

Melhorar decisões e menos gastos

O acesso em tempo real a relatórios médicos, testes, medicamento, antecedentes ou alergias melhora a tomada de decisões e atendimento ao paciente, dado que agrega uma visão exata de seu histórico. Essa visão integral dos problemas de saúde também facilita a continuidade da assistência nos diferentes setores.

“Evita-se a fragmentação que existe atualmente em muitas instituições em relação aos históricos clínicos de consulta externa, de urgências e hospitalização. Cada paciente pode ter um só número de histórico e sua gestão fica centralizada em um arquivo único, no qual poderia consultar seu histórico, independente do hospital ou posto de saúde que o atenda”, afirma Martínez.

Esta identificação única é possível graças a um repositório centralizado, que gerencia os dados pessoais e de contato dos pacientes, para garantir a consistência da informação, evitar a criação de segundas vias no registro e compartilhar a informação com todos os sistemas da organização.

Por outro lado, a solução permite exercer maior controle sobre os procedimentos realizados (reduzindo testes duplicados, acompanhando a quantidade consumida de medicamentos etc), reduzir os deslocamentos dos pacientes ao hospital ou posto de saúde e diminuir de forma considerável o uso de papel, melhorando a eficiência e reduzindo custos.

Gestão mais ágil de consultas e receitas

A integração dos processos de gestão de consultas e receita eletrônica também agrega importantes benefícios tanto ao hospital quanto ao paciente. A solução da Indra permite que os cidadãos gerenciem suas consultas por meio de um portal específico, em que podem melhorar o controle da demanda de atendimento médico programado e possam realizar de forma mais ágil a busca de horários livres nos sistemas de informação de cada hospital para incluir a consulta na agenda do médico. Além disso, permite recuperar as consultas pendentes e oferecer a informação de maneira unificada aos postos, bem como registrar um paciente no sistema, caso não esteja registrado.

Por outro lado, Mymed Health Data também gerencia de forma centralizada todo o processo de fórmula médica. O sistema agiliza o acesso do paciente aos medicamentos e reduz os deslocamentos dos doentes crônicos ao posto de atendimento. Outra importante vantagem é a criação do histórico farmacológico e sua integração ao histórico clínico eletrônico para facilitar seu acompanhamento por parte do médico. Facilita, além disso, o controle em tempo real do gasto farmacêutico e da fraude e melhora a gestão dos estoques.

Por fim, a solução proporciona mecanismos de integração baseados nos International Healthcare Standards, que garantem a troca segura de informações. Oferece, além disso, capacidade para controlar a partir de um único ponto quem acessa a informação sobre o paciente, o que acessa e como o faz, ao mesmo tempo em que permite que a informação seja visível somente para os perfis selecionados – mecanismos de cibersegurança desenvolvidos pela Indra.

Transformação da saúde

Atualmente, 33 milhões de pessoas beneficiam-se das tecnologias e sistemas desenvolvidos pela Indra no setor da saúde. Suas soluções são utilizadas por mais de 100.000 profissionais em mais de 5.600 postos de saúde e hospitais e tornam possível a formalização de cerca de 500.000 consultas por dia. No setor da receita eletrônica também se posicionou como uma companhia líder nacional, no qual sua solução é utilizada por mais de 30.000 profissionais sanitários, o que significa mais de 225 milhões de prescrições anuais.

A Indra participou ativamente no desenvolvimento de sistemas regionais de saúde na maioria das comunidades autônomas. A companhia facilitou a implantação do histórico clínico eletrônico em Andalucía (Diraya), na Comunidade Valenciana (Abucasis) e no Serviço Galego de Saúde (IANUS).

Além disso, lidera o nosso país na implantação da Receita Eletrônica com projetos de sucesso em Aragón, Andalucía, Asturias, Cantabria, Madrid, La Rioja, Murcia, Valencia, Galicia, bem como nas cidades autônomas de Ceuta e Melilla. Atualmente, participa da interoperabilidade da Receita Eletrônica em várias comunidades autônomas. Conta também com projetos emblemáticos em países como Filipinas, Chile ou Bahrein

No setor de saúde privada, a Indra é fornecedora referência em soluções de histórico clínico eletrônico e gestão hospitalar na Espanha, servindo a mais de 40 centros hospitalares, que representam 48% dos centros pertencentes às grandes redes privadas de prestação de serviços de saúde no país)

A companhia participa, além disso, em colaboração com a Minsait, sua unidade de transformação digital, do desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitam e melhoram o acesso e os pontos de contato com o sistema de saúde ou a assistência e cuidados no lar, por meio da avaliação de sinais biométricos e atendimento online. Também está abordando projetos que incluem a conexão com sensores que enviam em tempo real alertas ou o desenvolvimento de sistemas que integram dados de múltiplas fontes para melhorar a tomada de decisões sobre a saúde.

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