Pague Menos e Hilab ampliam oferta de exames clínicos em todo Brasil

A Hilab, healthtech brasileira especializada em teste rápido laboratorial, acaba de firmar um novo contrato com uma das maiores redes de farmácias do País, a Pague Menos, ampliando sua atuação de 455 para 650 consultórios farmacêuticos de atendimento farmacêutico com exames Hilab. Até o fim do ano, a projeção é que sejam mais de mil unidades com soluções Hilab.

O objetivo da Hilab é democratizar o acesso da população aos exames mais solicitados e essenciais para o rápido diagnóstico e tratamento médico, oferecendo um serviço inovador e com alta tecnologia por meio de dispositivos no ponto de atendimento (point-of-care testing). No caso das farmácias, os testes são realizados pelo farmacêutico treinado, que faz a coleta na ponta do dedo do cliente, de forma bem menos invasiva e indolor quando comparado ao método tradicional. Em até 30 minutos, o resultado é disponibilizado ao paciente por SMS e e-mail.

“De maneira humanizada e com conveniência, são coletadas algumas gotas de sangue, que são inseridas em cápsulas-teste em equipamentos que usam Inteligência Artificial e oferecem dados para a análise refinada de um profissional da área da saúde. O diagnóstico deve ser sempre levado ao médico, que irá indicar o tratamento ao paciente”, explica Bernardo Montesanti Almeida, diretor médico da Hilab.

Na rede Pague Menos, os exames rápidos estão disponíveis por meio do Clinic Farma, que são consultórios farmacêuticos exclusivos presentes em suas unidades. A partir de R$ 43,90, é possível realizar o exame de gravidez, por meio de um Beta HCG. Outros exames, com valores variados, incluem índice de vitamina D, colesterol, ou ainda detectar Covid-19, Zika, Influenza A e B, Dengue NS1, diabetes e até câncer de próstata.

“Essa parceria reforça o hub de saúde da Pague Menos, fortalecendo nosso compromisso em fornecer saúde e bem-estar a todos os brasileiros. Nosso objetivo é oferecer exames rápidos e a possibilidade de atendimento médico por teleinterconsulta nas farmácias, aliviando a sobrecarga da rede pública de saúde e ampliando o acesso à assistência médica. Estamos determinados em proporcionar soluções inovadoras e acessíveis, priorizando o cuidado com a saúde de nossa população”, reforça Albery Dias, diretor de serviços de saúde da rede Pague Menos e Extrafarma.

A Hilab aplica tecnologia e validação científica em seus exames. A empresa também conta com um rigoroso processo de garantia de excelência externo em parceria com o ControlLab, o maior laboratório de controle da qualidade de exames laboratoriais do Brasil.

Recentemente, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, liberou para que as redes de farmácias façam todos os exames clínicos com o processo de coleta e análise no local. A nova regulamentação deve ampliar o acesso à saúde, além de fomentar o mercado de exames laboratoriais.

Antes, essa autorização valia apenas para testagem de Covid-19 e de índice glicêmico. A nova regra passa a valer a partir de 1º de agosto, em todo território nacional, e pode impactar cerca de 90 mil farmácias existentes no País, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e, consequentemente, beneficiar milhares de pessoas, inclusive as que vivem em regiões distantes e em áreas remotas.

“A oferta de testes rápidos em farmácias estimula a cultura da testagem, que teve sua relevância bastante difundida durante a pandemia de coronavírus, e beneficia a população que terá mais oportunidade para prevenir doenças e cuidar da saúde de maneira adequada, além de contribuir para desafogar a demanda em hospitais, clínicas e laboratórios, refletindo na qualidade dos serviços prestados por médicos e enfermeiros”, comenta Bernardo.

Sediada em Curitiba e Manaus, a Hilab já alcança mais de 1.500 municípios brasileiros, atendendo a diferentes necessidades e públicos. A empresa oferece atualmente mais de 30 tipos de exames em seu portfólio e outros constam em seu pipeline, incluindo o primeiro hemograma point-of-care do mundo. A tecnologia passou por validações com importantes hospitais do País, tal como o Erasto Gaertner de Curitiba, e, também, por diversos artigos científicos publicados nas mais importantes revistas científicas do mundo.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente