Pequeno Príncipe lança programa de educação em saúde pediátrica

Fundado em 1919 e atuando na formação de pediatras desde a década de 1930, o Hospital Pequeno Príncipe, com sede em Curitiba, amplia a oferta de ensino por meio da educação continuada para profissionais de todo o Brasil por meio do lançamento do programa Multiplica PP, que oferece cursos nas áreas de diagnóstico e tratamento, clínica e cirúrgica nas diversas especialidades da pediatria.

Com conteúdos voltados para médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas, os cursos oferecidos proporcionam aos alunos conhecimentos práticos embasados pelos cenários clínicos do próprio Hospital. Com o corpo docente formado por profissionais que atuam no Pequeno Príncipe e por convidados reconhecidos em suas áreas de especialidade, o Multiplica PP se utiliza de um ambiente virtual de aprendizagem onde as aulas ao vivo podem ser acessadas por qualquer dispositivo e as gravações ficam disponíveis por um período determinado, conforme cada curso.

Os cursos com módulos presenciais utilizam espaços do Hospital e do Centro de Simulação Realística da instituição. Ali, a prática é realizada em uma estrutura composta por variados cenários relacionados à rotina do Pequeno Príncipe que atende 35 especialidades pediátricas, permitindo aprimorar as habilidades técnicas e competências dos profissionais de saúde por meio da prática e simulação.

“Historicamente investimos na formação e capacitação profissional. Foi nos nossos corredores que nasceu a Sociedade Paranaense de Pediatria e onde formaram-se gerações de pediatras que hoje atuam em todo o país. Compartilhar o conhecimento e formar profissionais altamente qualificados tecnicamente, com um olhar humano para a história de vida de cada paciente e sua família é o grande diferencial do Pequeno Príncipe, que agora expande a sua atuação educacional com o programa Multiplica PP”,  ressalta Victor Horácio de Souza Costa Júnior (foto), vice-diretor de assistência e ensino do Hospital Pequeno Príncipe.

Oferta de cursos

O Multiplica PP oferece cursos de diversas modalidades para o aprimoramento de competências e habilidades, alinhados às exigências do mercado e à realidade dos profissionais. São cursos online, híbridos e presencias, de curta, média e longa duração classificados em livres, de atualização, de aperfeiçoamento e de pós-graduação.

A proposta do programa é oferecer cursos que apresentem desafios e soluções para diversas situações do cotidiano no ambiente hospitalar e demais espaços de saúde infantojuvenil, abordando desde interações básicas, consultas, emergências até alta complexidade. As aulas também trazem pesquisas importantes e recentes nos campos da saúde.
Nos cursos de pós-graduação, com certificação validada pelo Ministério da Educação, emitida pela Faculdades Pequeno Príncipe (nota 5 na avaliação do Mec), a duração é de 360 horas. Nesta modalidade, o profissional é protagonista do seu processo de aprendizado e na aplicação das novas habilidades desenvolvidas em sua área de atuação.

Os conteúdos ofertados abrangem seis grandes áreas da saúde da criança e do adolescente: clínica, cirurgia, saúde mental, multiprofissionais, enfermagem, além de cursos livres para pais, cuidadores, professores e demais profissionais que atuam com crianças. “O Multiplica PP abre as portas do Pequeno Príncipe para toda a comunidade que se interessa por temas e conteúdos de relevância na área do cuidado infantojuvenil, humanização do tratamento e qualidade de vida e conta com vivências teóricas e práticas”, salienta o vice diretor do Hospital.

O hospital paranaense oferece ensino de pediatria desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes áreas de atuação desde 1972 quando oficialmente passou a oferecer residência. Em pouco mais de meio século de existência, o programa firmou-se como um dos maiores centros formadores de profissionais da área de pediatria. Mais de 2 mil profissionais se formaram pela instituição.

A residência em pediatria, por exemplo, está entre as mais concorridos do Brasil, com uma média de 14 candidatos por vaga a cada ano, e atrai profissionais de vários estados e, até mesmo, de outros países. Centenas de anestesistas, ortopedistas, cardiologistas, cancerologistas e cirurgiões pediátricos que hoje atuam em todo o país complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas no hospital.

Em 2003, o Pequeno Príncipe criou a Faculdade Pequeno Príncipe, que atualmente oferece os cursos de medicina, biomedicina, psicologia, enfermagem, farmácia, educação física, fisioterapia e nutrição, além de outros três outros em EaD (estética e cosmética, gestão de recursos humanos e análise de desenvolvimento de sistemas). A unidade educacional também oferece cursos de especialização e programas de mestrado e doutorado, e ainda, em parceria com o hospital, residência em enfermagem e multiprofissional (que contempla psicologia, farmácia e biomedicina).

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários