Os impactos econômicos provocados por questões de saúde mental nas empresas têm sido cada vez maiores e, por conta disso, as corporações vêm buscando maneiras de oferecer suporte aos seus colaboradores. Entendendo essa necessidade, a OrienteMe, plataforma que oferece terapia online ilimitada de forma simples, ágil e segura, anuncia sua solução empresarial, que apresenta para as empresas uma nova maneira de olhar para os colaboradores.
A plataforma corporativa da OrienteMe auxilia no monitoramento da saúde mental e também das competências dos funcionários, por meio de um dashboard que mostra um diagnóstico com os principais dados e permite um acompanhamento contínuo das informações. “Nosso primeiro trabalho é uma pesquisa feita com todos os colaboradores. Esse levantamento de dados nos mostra um resultado geral da saúde mental da corporação e, a partir dele, é feita a recomendação de atendimento”, explica Bruno Haidar, CEO e Co-Fundador da OrienteMe.
É importante ressaltar que a empresa não terá o resultado individual de cada colaborador, porém, é possível avaliar a evolução do quadro geral de funcionários por meio do dashboard. Essa ferramenta apresenta o perfil de risco e a indicação para atendimentos, além da evolução das competências comportamentais dos funcionários, tais como dedicação, criatividade, competência administrativa, autonomia entre outros.
“A plataforma empresarial foi pensada não só para cuidar da saúde mental dos funcionários, mas também como um suporte para o desenvolvimento de competências que são fundamentais no ambiente corporativo”, reforça Haidar.
A contratação pelas empresas pode se dar de duas maneiras. Ou por financiamento empresarial, em que a corporação paga pelo número de vidas, ou por co-participação, em que o funcionário é responsável pelo pagamento de uma porcentagem do valor total.
Como funciona a terapia online
Após a pesquisa inicial e o mapeamento dos colaboradores, a terapia online é iniciada por meio do site ou aplicativo da OrienteMe. Para isso, cada funcionário deve preencher um breve formulário e, em seguida, o psicólogo com perfil mais compatível é conectado a ele.
O paciente pode enviar mensagens de texto, áudio ou vídeo ao terapeuta sempre que quiser e o profissional responderá pelo menos duas vezes ao dia, entre segunda e sexta-feira. Ele também pode agendar videochamadas com o psicólogo caso queira realizar o atendimento em tempo real.