Venda de medicamentos respiratórios sobe 50%

Online pharmacy and delivery drugs concept. Trolley with pills, card boxes and stethoscope on a keyboard close-up.

A instabilidade climática, com mudanças bruscas de temperatura, queimadas frequentes e a baixa umidade relativa do ar em diversas regiões de São Paulo e Minas Gerais, tem levado a um aumento expressivo na busca por medicamentos para tratar problemas respiratórios. A Farma Conde, com 500 unidades distribuídas nos dois estados, identificou um crescimento de 50% na procura por esses produtos no último ano, de acordo com levantamento exclusivo da rede, que compara os meses de agosto de 2023 e agosto de 2024.

“O aumento da procura já era esperado em períodos de inverno seco, mas o volume de clientes em busca de medicamentos para gripes, resfriados e problemas crônicos, como rinites e sinusites, foi surpreendente este ano. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a umidade chegou a alarmantes 7%, o que agrava ainda mais os problemas respiratórios”, revela Cláudia Conde, farmacêutica e fundadora da Farma Conde, junto com o marido, Manoel Conde Neto.

Entre os itens mais vendidos, o Aerolin 100 mg spray se destacou como o líder de vendas para o tratamento de crises respiratórias. “O Aerolin, tecnicamente conhecido como sulfato de salbutamol, é amplamente utilizado para controlar e prevenir os espasmos brônquicos em casos de asma, bronquite crônica e enfisema. Com o tempo seco, essas crises se tornam mais frequentes e intensas. Outros medicamentos como Budesonida, Avamys e Alenia também estão entre os mais procurados”, explica Cláudia.

Ela ainda reforça a importância de sempre consultar um médico antes de utilizar esses medicamentos. “Embora a procura seja grande, muitos desses remédios exigem prescrição médica. Em situações de crise, o acompanhamento médico é fundamental para o tratamento adequado”, orienta.

Além dos medicamentos, os consumidores têm buscado alternativas para amenizar o impacto do tempo seco, como umidificadores de ar e soros fisiológicos, que ajudam a manter as vias respiratórias mais hidratadas.

Related posts

Hospital Moinhos de Vento inaugura novas instalações de leitos intensivos para pacientes neurológicos

Aplicativo do Poupatempo permite consulta da posição na fila de transplantes

Especialistas debatem os impactos da tecnologia na saúde