Desde a sua criação, em 2011, tendo a tecnologia como ferramenta indispensável para promover mais acesso à saúde, a dr.consulta dá um novo passo para incrementar seu ecossistema digital, a partir do aporte recebido na última rodada, destinando cerca de R$ 70 milhões nos próximos três anos para aprimorar a jornada dos pacientes.
Para 2023 estão previstos projetos que envolvem a unificação da jornada do paciente no site e aplicativo, a construção de uma nova plataforma proprietária para gestão de saúde com módulos para linhas de cuidado, ferramentas de eficiência e otimização como gestão de estoques, compra de insumos, automatização de atividades, prevenção de turnover, além da evolução do prontuário eletrônico proprietário.
“Queremos levar a experiência de todos nossos colaboradores, corpo clínico e pacientes a um novo patamar. A partir do uso robusto de tecnologia de ponta, totalmente proprietária, que está sendo desenvolvida por nosso time, vamos oferecer soluções cada mais fáceis, intuitivas e que dão mais autonomia para quem a utiliza”, afirma Guilherme Kato (foto), CTO da dr.consulta.
A inteligência artificial (IA) sempre esteve presente nos projetos da dr.consulta. Nos últimos anos foram implementadas duas ferramentas: o skalAI e o skalAI Gente. As duas utilizam algoritmos de IA em sistemas que preveem e calculam as demandas de pacientes, serviços e especialidades e sugerem para os médicos, automaticamente, os melhores dias e horários para elaborar suas agendas. O skalAI Gente foca em otimizar o time de atendimento e enfermagem dos centros médicos proporcionando redução de custos com foco em manter e aumentar a qualidade do atendimento.
Melhoria de processos para os profissionais de saúde
Para 2023, a dr.consulta está preparando algumas mudanças e melhorias para os profissionais de saúde que atuam na empresa. “Vamos trazer a experiência mobile first, que antes se refletia apenas para nossos pacientes, para nosso corpo clínico. Estamos desenvolvendo um novo prontuário eletrônico e dashboard médico, novas funcionalidades de telemedicina e para o sistema de escalas médicas”, destaca Kato.
Outras funcionalidades serão lançadas a partir de fevereiro de 2023. Entre elas, há o Minha Saúde 360, plataforma para cálculo de score de saúde dos pacientes. Além do índice, haverá recomendações de saúde, acompanhamentos e encaminhamentos para consultas e exames. No futuro, também serão agregados uma gameficação e mecanismos de engenharia social.
Para agilizar o atendimento do paciente entre a confirmação do agendamento e a consulta, a healthtech também vai disponibilizar o Self Check-in. Com ele, todo o processo de pagamento, recepção, pré-consulta e alguns dados do prontuário já podem ser preenchidos antes da chegada ao centro médico. Sendo assim, o paciente, ao chegar à unidade, pode ir direto à sala do médico, reduzindo tempo de atendimento, recepção e espera.
Outra ferramenta inovadora que irá facilitar a busca do paciente por um médico é o Symptom-Checker. A partir de algumas perguntas sobre os sintomas, o sistema irá ajudar os pacientes no modelo do agendamento na escolha da melhor especialidade.
Vagas de emprego
Para comportar todo o sistema operacional da dr.consulta nos próximos três anos, a healthtech abrirá cerca de 100 vagas para a área de tecnologia, entre as especialidades há engenheiro de software, product manager, UX/UI, especialista em ciências de dados, analytics, especialista em cloud e infraestrutura de tecnologia.
“Já contamos com uma equipe de 100 profissionais especializados, e com essas novas contratações, teremos um time mais robusto e que poderá seguir em oferecer cada vez mais soluções que vão promover mais acesso à saúde de forma simples e prática”, complementa Kato.