Embratel fecha acordo para facilitar a jornada de Cloud e impulsionar a transformação digital de cooperativas Unimed em todo o país

Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação

Com soluções convergentes para habilitar a tecnologia e levar seus clientes ao próximo nível, a Embratel anuncia acordo estratégico com a Unimed do Brasil para implementar um amplo projeto que visa acelerar a adoção de nuvem entre as 340 cooperativas presentes em todo o território nacional. O foco é auxiliá-las a migrarem de seus ambientes locais (on-premises) para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), preparando seu sistema para uma transformação digital robusta, com ênfase na eficiência dos dados e no uso de Inteligência Artificial Generativa para melhorar os processos operacionais.

O projeto integra o “Sinergia Unimed”, parte do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI) da Unimed do Brasil, que tem como objetivo padronizar a tecnologia, introduzir novas soluções e reduzir custos, tudo realizado em conjunto com as cooperativas em um novo formato de padronização, impulsionado pela estratégia de convergência do Sistema Unimed.

Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil, enfatiza a relevância desse projeto: “Através desta parceria estratégica com a Embratel, vamos conectar o Sistema Unimed às soluções da AWS, oferecendo uma ampla gama de serviços, como armazenamento, banco de dados, análise de dados, machine learning, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e segurança. Além disso, fomentamos o uso de IA Generativa por meio do nosso Programa Nacional de Inteligência Artificial e, para 2025, temos certeza que as soluções da AWS, como data lakes e modelos de machine learning, trarão grandes possibilidades de análises de dados em larga escala e soluções de IA para todos os cooperados e empresas de tecnologia do Sistema Unimed”, diz.

A iniciativa também é impulsionada pela experiência da Seguros Unimed com a AWS. “A criação do Lake Health pela Seguros Unimed é um exemplo do impacto positivo que a AWS traz para operações complexas como a nossa, ajudando a integrar e gerenciar dados de maneira eficiente e segura”, destaca Wilson Leal, diretor da Seguros Unimed.

O ponto de partida da Embratel para a formatação do projeto foi o desafio apresentado pela Unimed de simplificar a adesão de suas cooperativas à jornada de Cloud, por meio de um modelo de contratação único, que contemple as necessidades de unidades, com diversos portes e perfis, e que impulsione a infraestrutura de TI das integrantes deste que é considerado o maior sistema cooperativista de saúde do mundo, segundo a Aliança Cooperativa Internacional.

“A proposta que customizamos para a Unimed parte da adoção de soluções em Cloud ‘sob demanda’ para preparar o Sistema para a transformação digital, reduzindo custos operacionais e oferecendo ferramentas que sejam de fácil implementação para todas as unidades de negócio, independentemente de onde estiverem. A ideia é que cada cooperativa possa ter acesso à gama de soluções adotadas pela Unimed do Brasil e contratar os serviços diretamente no portal, de forma simplificada, sem burocracia, com benefícios que se materializam no dia a dia”, explica, Adriano Rosa, diretor-executivo da Embratel.

O projeto da Embratel, além de promover a migração dos ambientes locais para a Nuvem, valoriza a governança e a integração de tecnologias da AWS de modo inteligente, proporcionando a máxima eficiência do uso de Cloud. A gestão financeira do ambiente em Nuvem é realizada por meio da ferramenta do painel MultiCloud e análise FinOps, permitindo maior previsibilidade do consumo e consequentemente de custos, além de alta eficácia.

“Criamos um formato favorável para que as unidades que fazem parte do Sistema Unimed possam introduzir novos serviços, que façam a diferença para o seu negócio, como os baseados em dados ou IAGen”, afirma o executivo da Embratel, que ressalta a importância do acordo para o mercado de saúde, para o qual a inovação tecnológica se manifesta como um importante diferencial frente aos desafios únicos do setor, principalmente em relação à gestão dos dados em seu sistema e eficiência operacional.

Related posts

Acionistas pressionam UnitedHealth para rever práticas de assistência médica

GSK lança edital para apoiar projetos de associações de pacientes em 2025

Farmarcas projeta abrir 144 novas farmácias em 2025