quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Samsung inicia projeto de pesquisas com foco em saúde em parceria com SiDi e Unicamp

Samsung inicia projeto de pesquisas com foco em saúde em parceria com SiDi e Unicamp

por Redação
0 comentário

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto SiDi, iniciam o projeto Viva Bem, que será um hub de Inteligência Artificial com foco em saúde e bem-estar. O projeto será executado de forma conjunta por pesquisadores da Unicamp e do Centro de P&D da Samsung, abordando linhas de pesquisa que poderão contribuir para o desenvolvimento cientifico do setor, bem como para soluções que possam ser aplicadas aos produtos da Samsung.  

“A Samsung reconhece a importância de iniciativas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dentro e fora do Brasil. Temos trabalhado para criar e contribuir com elas por meio de inovação aberta ativa em cooperação com universidades, institutos de pesquisa e empresas parceiras em todo o mundo”, afirma Fernando Arruda, Diretor de Planejamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil. ‘O projeto Viva Bem vai englobar pesquisas científicas com foco em saúde e bem-estar, por meio de um trabalho conjunto com pesquisadores e especialistas em Saúde e Inteligência Artificial. É uma parceria em que todos saem ganhando e, por meio dela, garantir tecnologias avançadas e melhorar a vida das pessoas”, completa.  

Para apoiar as iniciativas na área de Inteligência Artificial da Samsung, em 2020, foi lançado em parceria com o SiDi o supercomputador SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã). Trata-se de um cluster de GPUs de altíssima capacidade, que atualmente é considerado o terceiro maior supercomputador da América Latina. O IARA foi construído para a execução das iniciativas de IA da Samsung e, a partir de agora, também será utilizado pelos pesquisadores da Unicamp no Projeto Viva Bem.  

“Em alguns anos, tecnologias convergentes de sensores vestíveis, big data e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) poderão monitorar nossa saúde continuamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, viabilizando ações preventivas no cuidado com a saúde e o bem-estar. Será possível, por exemplo, identificar comportamentos não saudáveis, como sedentarismo ou má alimentação, e ainda detectar precocemente algumas doenças como gripe ou a manifestação de um quadro depressivo, muito antes de sentirmos que algo está errado, permitindo tratamentos mais eficazes e até mesmo evitando que certas doenças se desenvolvam. Essa análise constante e suportada por múltiplas fontes sensoriais, preferencialmente não-invasivas, pode levar a soluções personalizadas e preventivas, propiciando um sistema prospectivo, proativo e personalizado, ao invés do clássico sistema retrospectivo/reativo apenas. O Viva Bem permitirá, justamente, realizar pesquisas inovadoras em que poderão levar a avanços importantes em saúde e bem-estar para o Brasil e para o mundo”, afirma o Coordenador do hub, o Professor Dr. Anderson Rocha, do Instituto de Computação da Unicamp.  

“O SiDi IARA se posiciona como o terceiro maior supercomputador do país, de acordo com o ranking TOP500. E um dos maiores da América Latina, se considerarmos infraestruturas desenhadas especificamente para projetos de Inteligência Artificial”, afirma Carlos Pavarina, gerente sênior de TI do SiDi. “Estamos entusiasmados em colocar essa infraestrutura avançada à disposição dessa parceria que envolve uma empresa como a Samsung e uma das maiores universidades do país. Temos certeza de que a capacidade de processamento do SiDi IARA permitirá acelerar o tempo de desenvolvimento das pesquisas”, acrescenta. 

Ecossistema Samsung de Inteligência Artificial  

A Samsung tem atuado para fomentar o desenvolvimento de tecnologias ligadas à Inteligência Artificial no país, com investimentos na criação de um ecossistema envolvendo a empresa, Centros de P&D e Universidades. Com o intuito de assegurar uma abordagem integral e estrutural, o Ecossistema Samsung de Inteligência Artificial fundamenta-se sobre três pilares básicos: educação, pesquisa e desenvolvimento de aplicações.  

Na área de educação, a empresa tem estabelecido parcerias com importantes Universidades para promover Programas de Residência de Software em Inteligência Artificial que capacitem profissionais para combater a carência de pessoal qualificado na área de tecnologia. Já no pilar de pesquisa, a Samsung vem fomentando a criação de Centros de Excelência em Inteligência Artificial, e o projeto Viva Bem é a primeira iniciativa nesse sentido. E o desenvolvimento de aplicações acontece quando a empresa colabora para que os resultados obtidos sejam implementados na sociedade, inclusive por meio de seus produtos e serviços, promovendo inovações frequentes em âmbito global. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside