Pague Menos encerra 2022 com crescimento de 20% no Ebitda

A Farmácias Pague Menos,  que reúne uma rede de lojas presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, registrou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de R$ 805 milhões em 2022, cifra 19,9% acima da registrada no ano anterior. O resultado, segundo a empresa, foi impulsionado pela consolidação dos números da recém-adquirida Extrafarma. Desconsiderando a aquisição, o Ebitda atingiu R$ 781 milhões, crescimento de 16,4%, e o lucro líquido ficou em R$ 192 milhões, 8,7% acima de 2021.

A Pague Menos diz que o ano passado foi marcado pelo crescimento de rentabilidade, com a margem Ebitda atingindo 8,8%, incremento de 0,5 ponto percentual sobre 2021. No acumulado dos últimos três anos, o incremento da margem Ebitda foi de 1,4 ponto percentual e da margem líquida, de 2,3 ponto percentual. “Mesmo com a forte aceleração da nossa expansão orgânica, que contemplou a inauguração de 118 lojas próprias ao longo do ano, combinada aos desafios no cenário macroeconômico, 2022 foi mais um ano de consistência de entregas” comemora Mário Queirós, CEO da Pague Menos.

A companhia também registrou a maior expansão anual na base de lojas, fechando o ano com 1.646 pontos de venda, crescimento de 41% sobre o ano anterior. O crescimento da rede combinou a incorporação de 399 lojas da Extrafarma à abertura de 118 lojas próprias ao longo do ano — 47% a mais do que em 2021 —, sendo 61 apenas no quarto trimestre. Das 118 lojas inauguradas, 75% operam no modelo discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação. O ano também marcou a ampliação da capilaridade da Pague Menos, que agora está em 389 municípios brasileiros, contra 348 em 2021.

As vendas da rede atingiram R$ 9,8 bilhões em 2022, crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior, combinando saudável ritmo de crescimento mesmas lojas da bandeira Pague Menos — 7,6%, quando excluídos os testes de Covid-19 —, com a expansão orgânica e inorgânica.

Captura acelerada de sinergias de Extrafarma

Concluída em agosto do ano passado, a aquisição da rede Extrafarma acelerou em três anos o plano de expansão da Pague Menos e consolidou a liderança da companhia nas regiões Norte e Nordeste. Em apenas cinco meses, aproximadamente 400 lojas e cinco centros de distribuição foram incorporados à operação da rede. A integração logística possibilitou uma otimização significativa no abastecimento de lojas, redução no custo do frete, aumento na frequência de abastecimento e redução na ruptura de estoques. No quarto trimestre também foi observada uma melhora significativa nas margens de Extrafarma, com volume de sinergias avaliado em R$ 34 milhões, equivalente a 15% do potencial estimado. “Todo o processo de migração de sistemas foi concluído três meses antes do previsto”, afirma Queirós.

Crescimento nas vendas via canais digitais 

No ano passado, a companhia registrou aumento de 51,8% em comparação com 2021 nas vendas via canais digitais, chegando a R$ 946 milhões. Os resultados refletem o sucesso da estratégia de construção de uma plataforma robusta, que oferece diferentes jornadas de compras ao cliente. No quarto trimestre, as vendas omnichannel chegaram a 11,4% na Pague Menos, aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao registrado no mesmo período de 2021. Dentre os canais digitais, o e-commerce (site e app) ganhou destaque, sendo responsável por 54% do total de vendas no quarto trimestre.

A integração tecnológica dos canais digitais da Extrafarma com os da Pague Menos já teve início e irá viabilizar ganho de escala relevante nas operações. Até o final de 2022, 224 lojas da rede passaram a oferecer a opção “clique e retire” e 78 lojas migraram o atendimento delivery para o call center. Neste ano, haverá a implantação de diversas iniciativas para reduzir o gap de participação das vendas omnichannel de Extrafarma em relação à Pague Menos. No último trimestre de 2022, 3,4% das vendas de Extrafarma ocorreram via canais digitais.

Em 2022, a Pague Menos se posicionou também como um hub de saúde o no mercado, disponibilizando uma ampla gama de serviços e soluções para o cliente. Mesmo com o controle da pandemia e a queda de demanda por testes de Covid-19, os atendimentos ficaram acima do registrado no período pré-pandemia, com 2 milhões de atendimentos no Clinic Farma ao longo de todo o período. Apenas no último trimestre do ano foram realizados 417 mil atendimentos.

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