Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece cursos gratuitos para enfermagem durante pandemia

Foto de Beto Assem

À medida que o número de casos de Covid-19 cresce no Brasil, mais profissionais preparados para o enfrentamento desta pandemia têm sido necessários. Com a criação de novos leitos e com a expansão das unidades de atenção à pacientes críticos, muitos profissionais são chamados a assumir novas funções sem a expertise e a prática necessária. Para apoiar às Instituições de saúde e os profissionais nessa preparação, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Johnson & Johnson Brasil, está disponibilizando cursos de capacitação online voltados aos profissionais de enfermagem, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, e demais profissionais de saúde das rede pública e privada, que compõem a equipe multidisciplinar na linha de frente ao Covid-19 em todo o País.

Nos cursos, os profissionais da saúde encontrarão informações sobre o enfrentamento da pandemia e os cuidados à pacientes em Unidade de Internação, Pronto Atendimento e Unidade de Terapia Intensiva, segurança do paciente, da equipe de saúde e da população. O acesso aos cursos gratuitos será feito via plataforma online.

O programa proposto está dividido em dois módulos de aprendizagem, um curso de 40 horas voltado ao público multidisciplinar (enfermagem, médicos e fisioterapeutas, por exemplo) e outro curso com 60 horas adicionais com conteúdo aprofundado e desenvolvido especialmente para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Ambos cursos estão divididos em cinco temáticas diferentes que abordarão os seguintes temas voltados para o ambiente hospitalar: cuidados na chegada ao Pronto Atendimento, na Internação, na unidade Cuidados Intensivos, orientação familiar, cuidados necessários com os pacientes em grupo de risco , como usar corretamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e de auto cuidado, para cuidar de si mesmo e de seus familiares neste momento difícil, entre outros temas importantes no combate ao Coronavírus.

O curso voltado para a equipe de Enfermagem incorpora mais três importantes temáticas: Sistematização da Assistência de Enfermagem com foco em Diagnósticos de Enfermagem e Plano de Cuidados em tempos de Covid-19, Abordagem do Paciente com doenças crônicas em situação de vulnerabilidade e outras situações específicas e Gestão do Cuidado pelo Enfermeiro. A expectativa é que 10 mil profissionais que desejam se atualizar e se capacitar possam se beneficiar deste conteúdo. O profissional poderá escolher e se aprofundar nas temáticas, de acordo com o seu nível de experiência e necessidades de aprendizado. Ao final de cada módulo receberá um certificado.

As aulas, metodologia de ensino, coordenação, acompanhamento e plataforma virtual são da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A Instituição já conta com a expertise em capacitação de profissionais de todo o país, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), voltado ao fortalecimento da saúde pública brasileira. “Nesta iniciativa unimos a excelência do nosso Modelo Assistencial próprio, reconhecido como um dos melhores do país e que tem o paciente e o familiar no centro do cuidado, com o propósito do Hospital em contribuir com o desenvolvimento da saúde no Brasil, oferecendo uma capacitação acessível aos profissionais de enfermagem, que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus”, destaca a Prof.ª Dra. Letícia Faria Serpa, gerente de Educação Multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os cursos estão disponíveis no site http://inova.eadhaoc.org.br/

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários