Home Gestão Hospital Vera Cruz adota nova tecnologia para atendimento

Hospital Vera Cruz adota nova tecnologia para atendimento

por Redação
0 comentário

Com o objetivo de melhorar a experiência do paciente e fornecer um atendimento de excelência, o Hospital Vera Cruz, localizado em Campinas (SP) e parte do grupo Hospital Care, implementou o UpToDate, da Wolters Kluwer, solução líder em suporte à decisão clínica. Ao adotar a ferramenta, a instituição visa elevar os padrões de atendimento médico por meio do acesso a informações confiáveis, ajudando os profissionais de saúde da instituição a tomar melhores decisões.

Segundo o Diretor Técnico Médico do Hub Campinas, Dr. Gabriel Redondano, os diferenciais do UpToDate em comparação com outras soluções foram fundamentais para sua escolha. “O UpToDate se destaca por sua abordagem omnichannel, consolidando várias fontes em uma única solução. Sua usabilidade intuitiva e capacidade de fornecer uma visão abrangente das melhores práticas clínicas também posiciona a ferramenta como um referencial em comparação com outras bases de informações,” explica.

Instituição prestigiada

Com 80 anos de experiência no mercado de saúde, o Hospital Vera Cruz opera em um ambiente complexo, abrangendo múltiplas especialidades, unidades e serviços médicos, 190 leitos, com uma média de 1.500 cirurgias por mês e uma gama completa de serviços de diagnóstico. Além disso, a instituição se destaca como um hub de saúde na cidade de Campinas, gerenciando unidades de internação, UTIs e maternidade, além da Casa de Saúde e um serviço de emergência para casos menos complexos. Atualmente, o UpToDate beneficia a rotina de trabalho de mais de 3 mil médicos atuantes nesse Hub.

A conexão do Vera Cruz com a Holding Hospital Care reforça sua posição como ponto focal em um ecossistema de saúde em expansão, sendo o primeiro hospital da rede, que agora inclui instituições em outras regiões, como São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Cascavel (PR).

Dr. Redondano acredita que a implementação da ferramenta reforça o compromisso do Vera Cruz em se manter alinhado às últimas tecnologias, não apenas por prestígio, mas também como uma necessidade essencial para as operações clínicas. “A abordagem proativa do Vera Cruz em buscar, constantemente, novas soluções de atendimento e otimizar estratégias de cuidado demonstra uma resolução robusta em fornecer o melhor atendimento possível aos pacientes”, explica.

Atualmente, a solução é utilizada não apenas pelos médicos, mas também em outros pilares da instituição, conforme explica o profissional. “A plataforma não só fornece informações às equipes médicas no momento do atendimento, como promove também a prática baseada em evidências em diversos aspectos, desde a medicina até fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia. Além disso, em um cenário onde o desperdício é uma preocupação, o conteúdo baseado em evidências surge como uma solução sólida, e o UpToDate desempenha um papel crucial ao ajudar os médicos a otimizarem recursos e tomarem decisões informadas e efetivas”, observa.

De acordo com Allan Conti, Diretor Comercial da Wolters Kluwer Health no Brasil, a colaboração com instituições de renome, como o Hospital Vera Cruz, é essencial para alcançar os objetivos de aprimoramento e expansão da qualidade do cuidado na saúde. “O Vera Cruz é uma instituição amplamente renomada e uma referência em saúde na região de Campinas. Fortalecer nossa parceria é fundamental para que possamos avançar juntos em nosso compromisso de ajudar os médicos a fornecerem um atendimento de excelência”, explica. Conti destaca, também, que a integração de recursos avançados e o compartilhamento de conhecimento são elementos-chave para elevar o padrão dos serviços oferecidos, beneficiando diretamente os pacientes e a comunidade médica.

Impacto do UpToDate no Vera Cruz

Inicialmente adotado em unidades específicas, como UTIs pediátricas e adultas, o principal desafio foi expandir o uso do UpToDate para todas as especialidades, promovendo uma abordagem holística da prática baseada em evidências. No entanto, o conceito é incentivado no hospital com linhas de cuidado bem definidas, protocolos e indicadores de saúde, que ajudaram diretamente a superar esses obstáculos.

De acordo com dados da plataforma, globalmente, os tópicos do UpToDate são visualizados mais de 1,7 milhão de vezes por dia por cerca de 2 milhões de médicos e outros profissionais de saúde, espalhados por mais de 44.000 unidades e 190 países. Além disso, a ferramenta é continuamente atualizada, revisada por 7.400 autores, e possui mais de 12.400 tópicos clínicos e 9.700 recomendações revisadas cobrindo 25 especialidades, o que destaca a relevância da solução para a tomada de decisões e melhoria da efetividade clínica.

Nesse cenário, Dr. Redondano enfatiza os benefícios da solução e sua influência positiva nas práticas clínicas, otimizando recursos e ajudando a elevar os padrões de atendimento clínico. “Os efeitos observados, tanto clínicos quanto estratégicos, demonstram que o UpToDate desempenha um papel central em ajudar as instituições a alcançarem seus objetivos, aprimorando a prática diária, o controle de custos e a melhoria geral dos resultados dos pacientes”, esclarece o especialista.

Próximos passos para a instituição

Olhando para o futuro, o hospital está agora trabalhando em uma “Célula de Valor,” cujo objetivo é avaliar os resultados e capturar práticas de cuidado específicas, garantindo que os procedimentos adotados no hospital não apenas atendam aos padrões de certificação e acreditação, mas também estejam alinhados às melhores evidências e resultados para os pacientes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias