Ottobock investe R$ 16 milhões em clínicas no Brasil

Com cerca de R$ 2 milhões investidos em cada uma das oito clínicas do Brasil, o que totaliza R$ 16 milhões, a empresa alemã Ottobock, que trabalha com a produção de próteses, órteses e cadeiras de rodas, aperfeiçoa o atendimento ao público em suas unidades com o lançamento de uma nova marca. Trata-se da Ottobock.Care, que busca padronizar e aprimorar o atendimento e os serviços das clínicas destinadas à adaptação e reabilitação para pessoas que utilizam tecnologias assistivas. A empresa buscou melhorar o cuidado e eficácia para os pacientes, com reforço em tecnologia, treinamento e pesquisa.

Nos últimos 20 anos, a empresa passou a investir em um sistema de atendimento aos utilizadores das tecnologias assistivas por meio de clínicas. Nesses locais, o objetivo é proporcionar a adaptação dos pacientes que necessitam de próteses, órteses ou cadeiras de rodas, ou que precisem de algum ajuste e manutenção de equipamentos. A estrutura nessas clínicas também visa tratamento multidisciplinar, desde o atendimento mais clínico, fisioterápico e também acompanhamento técnico, com toda as sessões e etapas de adaptação aos equipamentos.

O diretor de academy da Ottobock na América Latina, Thomas Pfleghar, comenta que a empresa iniciou esse atendimento em parceria com clínicas já existentes com o objetivo de oferecer o melhor cuidado e reabilitação aos pacientes. “Com o tempo, percebemos a importância de ter uma identidade mais coesa e consistente que refletisse a nossa dedicação tanto ao desenvolvimento de tecnologia de ponta quanto ao cuidado direto com as pessoas”, diz.

Para a consolidação desta nova marca que traz a padronização do atendimento, a empresa investiu em cinco pontos: tecnologia e infraestrutura, com melhoria nas instalações; treinamento e desenvolvimento pessoal, com capacitação para o garantir o padrão de atendimento; expansão de clínicas e melhoria na acessibilidade aos serviços; pesquisa e desenvolvimento; e rebranding e marketing, para atualizar a comunicação e identidade de marca. “A mudança permite uma integração mais harmoniosa entre nossos produtos e serviços”, afirma.

Na prática

De acordo com o diretor, a padronização da identidade significa integração entre os avanços tecnológicos e os serviços de reabilitação para os pacientes. Com isso, segundo Pfleghar, os profissionais estão mais capacitados para proporcionar cuidado mais completo e personalizado, focado não apenas nos equipamentos, mas na reabilitação integral do paciente. “O círculo presente da nova identidade visual demonstra exatamente isso: todo o cuidado holístico e a atenção desde a primeira consulta até a adaptação final, com o paciente no centro. Isso também está relacionado com o apoio contínuo e educativo que é proporcionado pelos profissionais mais capacitados, para que deem o suporte necessário aos pacientes e seus familiares”, afirma.

Outra percepção do paciente na prática é a uniformidade do atendimento em todas as unidades. No Brasil, a Ottobock atende nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre. “Os pacientes podem esperar o mesmo alto padrão de cuidado e serviço em todas as nossas clínicas, independentemente da localização. Ou seja, um paciente que costuma receber atendimento em São Paulo e precisa viajar para o Recife, por exemplo, vai encontrar a mesma infraestrutura, tecnologia e pessoal qualificado”, comenta.

Pfleghar ainda frisa que os profissionais que atuam nessas clínicas passam por uma especialização na Universidade Ottobock em O&P, na Alemanha. Os técnicos são levados à Europa para o curso presencial que tem um ano de duração e depois retornam ao Brasil para a implementação dos estudos na prática.

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