Uso de medicamentos para colesterol cresce 93% no primeiro semestre, aponta relatório

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% dos adultos no país apresentam nível elevado de colesterol, aumentando os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Estilo de vida saudável e aderência ao tratamento medicamentoso para controlar as taxas de colesterol ajudam a evitar complicações.

Um levantamento da epharma, empresa pioneira no programa de benefícios em medicamentos (PBM), apontou que o volume vendido de medicamentos para colesterol entre os usuários da plataforma saltou 93% entre janeiro e junho de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Centro-Oeste foi a região que apresentou o maior número de usuários que adquiriram os medicamentos para controle do colesterol, por meio de redes credenciadas da epharma. O crescimento foi de quase sete vezes maior no primeiro semestre de 2024, em relação com o mesmo período do ano anterior.

“A prevenção do colesterol alto reduz consideravelmente as chances de ter AVC (acidente vascular cerebral), infarto e outros tipos de doenças cardiovasculares. Além de promover saúde e qualidade de vida, o cuidado contribui também para a sustentabilidade dos sistemas de saúde por evitar gastos com complicações da doença”, explica Wilson Oliveira Junior, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da epharma.

A economia gerada por meio da venda via PBM foi 96% superior nos seis primeiros meses de 2024, comparada ao primeiro semestre de 2023.

Em relação aos princípios ativos mais vendidos entre julho de 2023 e junho de 2024, os três que apresentaram maior incremento foram a sinvastatina (222%), a combinação de ezetimiba+rosuvastatina (207%) e rosuvastativa (73%).

Em níveis adequados, o colesterol é fundamental para diferentes processos orgânicos, como síntese de hormônios, vitamina D e ácidos envolvidos na digestão de gorduras. Já o excesso aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. Os principais tipos de colesterol são o HDL, considerado bom e que ajuda a limpar as artérias, e o LDL, que, em nível elevado, forma placas de gordura nas artérias.

“Manter o nível equilibrado de colesterol é muito importante para a saúde. Por isso, além da indicação médica, uma vida mais saudável, sem tabagismo, com atividade física regular, dieta balanceada, é essencial para evitar complicações”, explica Dr. Carlos Eduardo Vilhena, cardiologista do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”. No caso das pessoas com altas taxas de colesterol, o tratamento medicamentoso é recomendado para ajudar no controle e no bem-estar”, complementa.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente