UEA inaugura Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Saúde

Foi inaugurado na quarta-feira, 5, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, integrante da rede UNA-SUS. Este é o primeiro resultado de um projeto de cooperação técnica e científica entre Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Samsung Electronics.

Localizado no térreo da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA (ESA), na Avenida Carvalho Leal, 1777 – Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, o Centro, batizado de UNA-SUS Amazônia, utiliza os  recursos provenientes da multinacional sul-coreana voltados para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O Centro tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas educacionais que possibilitem a orientação permanente dos profissionais de saúde, vencendo a barreira de chegar a regiões remotas, vulneráveis, de difícil acesso e onde não há banda larga de acesso à internet. Neste caso, o acesso às informações se dará por meio do uso de aplicativos em smartphones ou tablets, que podem funcionar mesmo sem conexão contínua à web.

“A interação do usuário é armazenada e posteriormente enviada ao servidor web de forma a contabilizar o esforço de qualificação e atualização profissional. Neste projeto uma das principais atividades é o desenvolvimento de produtos e serviços que garantam o bom funcionamento da estratégia em dispositivos móveis”, explica o reitor Cleinaldo Costa.

O UNA-SUS Amazônia tem um ambiente próprio, baseado em um moderno conceito de arquitetura que inclui um auditório, área administrativa e sala para a equipe de Tecnologia de Informação (TI) que fará o desenvolvimento e prestará todo apoio com relação aos sistemas, produtos e conteúdo gerados. Uma sala de produção científica também foi construída no local para que os alunos envolvidos no projeto possam, sob a coordenação de um professor, participar da organização e elaboração de artigos científicos.

O plano de P&D da Samsung contempla o desenvolvimento de projetos que explorem o potencial das tecnologias embarcadas nos dispositivos móveis como plataforma de educação. Estes projetos envolvem ferramentas de organização e distribuição de conteúdo customizado e oferecem um ambiente interativo virtual. Desta forma, o Projeto UNA-SUS Amazônia é mais uma das diversas iniciativas nesta área de conhecimento tão importante em países e regiões em desenvolvimento.

UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Ele é composto por três elementos: a rede colaborativa de instituições de ensino superior, que atualmente conta com 35 instituições de ensino superior, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES e a Plataforma Arouca.

Um dos objetivos da UNA-SUS é a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Para isto, os cursos oferecidos pela Rede têm enfoque prático e dinâmico, utilizando casos clínicos comuns.

Todos os cursos são inteiramente gratuitos e a modalidade de educação a distância foi escolhida para facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos cursos, que possuem diversos níveis de capacitação acadêmica e podem ser acessados facilmente.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) integra a UNA-SUS desde 2014, passando a ter acesso aos métodos e tecnologias desenvolvidos pelo Sistema. A UEA tem notório reconhecimento em telessaúde devido à experiência bem-sucedida no Programa Telessaúde Brasil, e conta com condições muito favoráveis para desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento de aplicativos de telessaúde, assim como realizar os testes para melhoria contínua da solução, razão das características de conectividade da região amazônica e da descentralização dos seus campi.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários